O Corrupião é uma das mais apreciadas aves de gaiola pertencentes a família dos icterídeos; conhecido e apreciado no Brasil, não só pelo seu canto que é belo e estranho, como pela beleza de sua plumagem, é de colorido vivo, onde o preto se alterna com o amarelo-alaranjado e o branco; na cabeça possui uma máscara preta que alcança parte do peito; o porção ventral é amarelo-alaranjada e se estende até o início da cauda. Na nuca possui uma mancha alaranjada.
As asas são pretas havendo em cada lado dispostas no sentido longitudinal manchas brancas de regular tamanho. Abaixo das asas, na porção dorsal, a cor é amarelo-alaranjado como no ventre.
Os olhos são grandes e vivos; a íris é de cor preta formada por um círculo amarelo. O bico é longo, ponteagudo e de cor escura. As unhas são escuras; as pernas e os dedos são acinzentados.
Na natureza se nutre de insetos e de frutas; é, porém, um frugívoro por excelência.
Facilmente se amansa em cativeiro podendo mesmo sair da gaiola e se manter pousado na mão do tratador. O bom Corrupião é aquele que tendo bom canto nativo é manso e agressivo nas horas certas. É indispensável que não seja um espécime frio.
Facilmente aprende a imitar o canto de outras aves, ou outras melodias que se lhe ensine. Há Corrupiões que assobiam com perfeição estrofes do Hino Nacional, como se pode escutar na gravação feita por Johan D. Frisch, do disco da Gravadora Sabiá de nº 5018.
Praticamente inexiste o dimorfismo sexual. Tanto se assemelham as fêmeas e os machos que alguns crêem que ambos são capazes das mesmas proezas de canto.
Sua disseminação se verifica numa grande região que vai de Minas Gerais até o Maranhão e é em especial encontrado nas regiões norte e nordeste do Brasil.
Não faz ninhos, ocupa ninhos fechados de outros pássaros com o Xexéu (Cacicus cela). Em cativeiro a reprodução pode ser tentada com ninhos de madeira de 25cm x 15cm x 15cm.
Postura: 2 a 3 ovos.
Incubação: 14 dias.
fonte:Portal São Francisco.
bjs,soninha
Um comentário:
DESDE ONTEM ESTE LINDO PÁSSARO ESTÁ PASSEANDO NAS ÁRVORES DA MINHA CASA.
LÊDA E LILIANE
Postar um comentário