O gado bovino é composto por bois - termo que, em sentido amplo, dá nome ao animal mamífero, ruminante,artiodáctilo,com par de chifres não ramificados, ocos e permanentes, do gênero Bos em que se incluem as espécies domesticadas pelo homem.
Raça Brangus
O boi, em sentido estrito, é o macho castrado, sem possibilidade reprodutiva da espécie "Bos taurus" (família Bovidae), sendo também usado na denominação vernacular do indivíduo pertencente ao gado bovino.
Raça Blonde D´Aquitaine
A vaca é a fêmea desta espécie e o touro é o macho com os testículos intactos, com aptidão reprodutiva. É um mamífero, artiodáctilo e ruminante. Seus cornos que são diferentes de chifres pois são ósseos, não possuem pele igual aos chifres, são em par, ocos, não ramificados e permanentes.
Subespécies
Possui duas subespécies, a saber: Bos taurus taurus, gado taurino, de origem europeia, e Bos taurus indicus, gado zebuíno, de origem asiática. Os cruzamentos entre os indivíduos de ambas as divisões é frequente tanto em programas de melhoramento genético dos rebanhos, quanto em propriedades onde a monta é natural e sem controle algum. Esses híbridos são muito usados para combinar a produtividade do gado taurino com a rusticidade e adaptabilidade a meios tropicais do gado zebu.
boi/vaca
bjs,soninha
2 comentários:
Soninha,que artigo interessante sobre as diversas raças de bois!Gostei muito!Seus blogs estão lindos!Bjs,
Seu blog tb é lindo, ainda mais pq eu amo muuuuuuuuuito os animais e quero ser veterinaria.
Postar um comentário