Cães e gatos não estão livres da diabetes. Por mais que seja comum em humanos, os animais também podem ter a saúde afetada por essa doença. Nos pets, a diabetes se dá por um distúrbio hormonal e isto é mais comum em cães, quando ocorre uma deficiência no hormônio insulina que diminui a capacidade do sangue de metabolizar o açúcar.
A diabetes que acontece em cães pode ser de dois tipos. A mais comum entre os cachorros é a do tipo I – o sangue não produz insulina suficiente devido à destruição das células do pâncreas que produzem o hormônio. Nesse caso, o animal necessita de acompanhamento e aplicações controladas de doses de insulina.
Já a tipo II acomete o pet quando há quantidades suficientes de insulina sendo produzidas, no entanto, por algum problema de interferência, o corpo não consegue utilizar o hormônio.
“Os cães com diabetes precisam muito da dedicação de seu dono, visto que são necessárias injeções diárias de insulina, alimentação balanceada e exercícios físicos com frequência”, alerta a médica veterinária, Danielle Pereira.
Os animais mais atingidos pela doença são os cães de meia-idade e adultos e, geralmente, as fêmeas são mais propícias a ter diabetes. Vale ressaltar que medicamentos à base de glicocorticoides e progestagênios, além da obesidade podem anular o efeito da insulina, contribuindo assim, para o surgimento da diabetes.
fonte: Portal Diabetes
bjs,soninha
2 comentários:
Boa tarde.
Adoro animais.
Seu blog é lindo demais.
Estou lendo aqui, que gatos também podem ter diabetes. Eu tenho quatro, e voltarei depois, para ler com mais calma.
Esse pássaro tomando água, é um show!
Um grande abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)
bom texto e a informação é muito importante.
Tenho dois cãozinhos
Abraço
Postar um comentário