Ave ou gravador?
As aves liras são peritas na arte de imitar. E fazem isso melhor que os papagaios, pois mesmos sem serem ensinadas elas reproduzem qualquer som: a voz humana, o rangido de uma porta, o latido de um cachorro, uma sirena de ambulância. E a imitação é perfeita. Essas aves vivem na parte oriental da Austrália, nas zonas de arbustos e florestas. Existem 2 espécies: a ave lira soberba e a ave lira de Albert. A soberba é maior e mais bonita. Sua cauda tem dezesseis penas.
“Con la cola íntegramente abierta, luciendo su extraordinaria hermosura. Las plumas en filamento están casi soldadas cerca de la base, pero algo más alto se separan afinándose a medida que se acercan al extremo. La parte superior de estas plumas es marrón oscuro y la inferior de un maravilloso malva plateado.”
O biólogo Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), explica: “A ave-lira tem a musculatura da siringe (órgão onde são produzidos os sons) com características especiais. Por ter esse órgão mais desenvolvido que o de outras aves, ela consegue elaborar sons mais complicados, como o de uma serra elétrica, por exemplo.
As duas penas exteriores são curvadas como as extremidades de um a lira e as penas internas lembram as cordas desse instrumento musical.
Está vendo essas penas enormes no rabinho da ave-lira? Pois é com elas que o macho da espécie conquista sua pretendente. Tanto as imitações de sons como a cauda diferente são usados para paquerar...
Outro fato interessante é que a ave-lira é o maior pássaro da ordem dos passeriformes que existe: ela mede um metro de comprimento! Os passeriformes são esses animais que chamamos de passarinhos: são aves pequenas, que gostam de cantar e que se alimentam de sementes, frutas e pequenos invertebrados.
A ave-lira pode ser encontrada na Austrália, em áreas de arbustos e florestas. O Brasil não possui nenhum exemplar dessa espécie.
Durante o ritual de acasalamento o macho se cobre com a cauda, estendendo-a sobre a cabeça e o dorso; ao mesmo tempo, canta e se exibe em cima de montinhos de areia. Acasala com várias fêmeas e não faz mais nada. A fêmea é menor e não possui a cauda em lira. Ela deve construir seu próprio ninho, que parece uma cabana de galhinhos com uma entrada lateral. Essas aves têm pernas compridas e fortes e asas curtas. Voam muito pouco e escavam o chão à procura dos vermes e insetos de que se alimentam.
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 35 cm
Comprimento da cauda: 60 cm (macho)
Cor: marrom-acinzentado
Um ovo por ano
Período de incubação:40 dias;o mais longo para qualquer passeriforme
bjs,soninha
2 comentários:
Fantástico texto Soninha!
Uma benção poder ouvir o canto dela!
parabéns.
abraços
Muito interessante.Adorei passear por aqui.Beijocas Giselda
Postar um comentário