Você pode nem ter sentido, mas os anos passaram e seu melhor amigo não é mais o mesmo: já não pula tão alto, dorme mais, tem menos pêlos... É isso mesmo: seu cãozinho chegou à terceira idade. E, assim como as pessoas, ele precisa de cuidados especiais para evitar ou retardar doenças e não se sentir sozinho.
A média de expectativa de vida dos cães varia muito de acordo com as raças - normalmente os de grande porte envelhecem em menos tempo do que os pequenos. De uma maneira geral, é importante que os cuidados sejam tomados a partir dos 7 anos de idade. A começar por uma visita ao veterinário.
- É importante fazer um check-up do animal, com avaliação cardíaca e respiratória - explica a veterinária Fernanda.
Segundo ela, a alimentação do cão também deverá ser modificada: há rações especialmente desenvolvidas para animais idosos, com mais cálcio e fósforo e menos calorias.
Com o passar do tempo, o animal sente mais frio, vai perdendo o olfato, a audição e pode até ter a visão comprometida por cataratas.
Eles também mudam de comportamento: tendem a dormir mais e a ficar mais isolados, sentindo-se mais sozinhos. Por isso, assim como os cuidados médicos, é importante que o dono dê muito amor e atenção ao seu velho amigo.
(Extraído de "BEM VIVER" de 23 de março de 2003)
Cuide do seu amigão com carinho...
bjs e paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário