A catarata é uma condição em que o animal vai perdendo a visão gradativamente, uma vez que o cristalino (estrutura interna do olho) vai tornando-se translúcido. Quando observado à luz, o olho do animal tem manchas brancas. Com o passar do tempo, a catarata evolui e o animal passa a não enxergar, já que o cristalino está totalmente opaco e o animal tem os olhos bastante esbranquiçados.
Como tratar: diagnosticada precocemente, a catarata pode ser tratada para que sua evolução seja mais lenta. Nem todos os casos respondem bem ao tratamento. No caso de cegueira, existe cirurgia para catarata em animais. Algumas raças apresentam predisposição à catarata e ela pode aparecer precocemente, em animais novos.
Silvia C. Parisi
médica veterinária
(CRMV SP 5532)
Um comentário:
Olá Soninha amiga querida...
Que triste ver o doguinho com catarata, mas tendo amor e não sendo abandonado como muitas pessoas fazem quando o cãozinho fica velhinho, com certeza... Ele não vai sofrer e terá o amor dos seus papis sempre. Enxergando ou não. Ele sente... Nós só queremos dar e receber amor, não é mesmo?
Hoje no meu post mamãe colocou alguns brinquedinhos meus com os apelidos que ela coloca pra me ensinar e eu aprendo, brinco me exercitando. E aprendo viu? É muito legal. Quer ir lá ver e tentar acertar os nominhos deles? Não vai ser difícil. Tenta vai...
Vou te esperar. Se errar, é só comentar de novo... Mas voce vai acertar.
Bom final de semana e até sempre.
Fica com o Papai do Céu e não esquece da gente... Faz tempão que voce não aparece para nos ver.... Assim eu choro de saudade né?
Tô te esperando.
Aus 1000 com amor da amiga doguinha...
KIPPY
Postar um comentário