PAÍS: Turquia
Ancestrais: Gatos locais sem pedigree
Origem: Século XVII
Opção de pelo curto: Nenhuma
Índole: Esperto
Tipo de pelo: pelo longo e sedoso até as raízes.
Estes gatos têm todos uma pelagem branca como giz caracteristicamente colorida, a qual não deve exibir o menor indício de amarelo. Suas manchas devem, idealmente, estar restritas à cabeça e à cauda, embora alguns gatos possam ter em seus corpos manchas localizadas de cor, tipo nódoas de tinta. Castanho-avermelhado e creme, as duas cores mais reconhecidas, existem cada uma delas - em três formas, as quais se distinguem om base nas respectiva colocações dos olhos.
Estes podem ser de cor âmbar ou azul ou uma combinação odd dessas duas cores, com delineamentos cor-de-rosa em todos os casos. A surdez somente está associada aos Vans Turcos de olhos azuis, e os gatos de olhos odd podem sofrer de surdez somente no lado correspondente ao olho azul.
O Van Turco é um gato afetuoso, inteligente extremamente ativo. O grande diferencial deste gato é a sua afinidade com a água. Ele não tem medo de se molhar e adora fazer brincadeiras na água. Além disso, se diverte com tudo: pedaços de papel, chave do carro, etc e também adora buscar e trazer objetos. Estes gatos também são ágeis escaladores e têm uma voz surpreendentemente melodiosa.
O Van Turco não gosta de ser pego no colo e nem abraçado, por isso não é indicado para crianças. Bastante reservado, ele demonstra seu afeto esfregando a cabeça na perna de seu dono. Se eles se sentirem incomodados vão revidar com unhadas. Estes gatos vivem bem em apartamento.
Sua coloração é branca com manchas. Possui áreas castanho-avermelhadas na cabeça limitadas à região acima dos olhos e não indo além das orelhas. O nariz é branco e a cauda é castanho-avermelhada. Sua pelagem é longa e exige escovação diária.
Apesar de aceitar a presença de outros gatos podem se mostrar agressivos. As fêmeas podem ser agressivas com os machos durante o acasalamento, o que pode algumas vezes dificultá-lo.
Origem e História
Esta raça é originária dos arredores do Lago Van, no sudeste da Turquia. Sua história moderna começa em 1955, quando dois exemplares foram levados para a Europa por dois fotógrafos que ficaram encantados com sua beleza, que já impressionara diversos artistas desde o século XIX.
A cor de sua pelagem é bastante restrita. Os Vans são sempre brancos, com a cauda e o topo da cabeça castanho avermelhados, azuis ou cremes. Mas os Vans descendem de gatos rústicos, e conservam um temperamento independente e cheio de vontade própria.
É um gato para ser respeitado e conquistado. Muito senhor de si, o Van tem a fama de ser um gato nadador, pois gosta de dar um mergulho quando o tempo está quente.
Pet friends
Nenhum comentário:
Postar um comentário