O governo da Ucrânia cedeu às pressões dos grupos em defesa dos animais e está pedindo o fim da matança de cães abandonados antes do Campeonato Europeu de Futebol de 2012, que será no país no próximo verão, segundo informou o jornal The Guardian.
O ministro do Meio Ambiente, Mykola Zlochevsky, disse nesta quinta-feira, 17 de novembro, que está solicitando a todos os prefeitos das cidades ucranianas que sejam construídos abrigos para os animais.
Milhares de cães abandonados foram mortos na Ucrânia no ano passado, geralmente por envenenamento ou por injeção de substâncias ilegais, num esforço de “limpar” as ruas antes que o campeonato de futebol aconteça em junho. A política desagradou os protetores de animais locais e internacionais.
“Hoje estou falando publicamente a todos os prefeitos: vamos parar com as mortes destes animais abandonados e construir abrigos”, disse Zlochevsky.
Só não está claro como a proibição de sacrificar os cachorros será implementada. A Ucrânia tem uma população de cães abandonados muito grande, dezenas de milhares nas grandes cidades, e construir abrigos para estes animais levará meses.
Serhiy Syrovatka, porta-voz do Ministério do Meio Ambiente, disse que o governo pretende ajudar as cidades a financiar a construção desses abrigos.
Mas o financiamento de tais medidas será difícil enquanto a economia da Ucrânia depender de empréstimos internacionais. E comentários feitos pelo ministro sugerem que a proibição seja uma medida temporária, com validade de seis meses, apenas para reprimir as críticas antes da Eurocopa 2012, não estando claro se a norma permanecerá em vigor depois que o campeonato acabar.
Fonte: ANDA
**Tomara esta atitude contagie todas as nações e aprendam a respeitar nossos irmãos menores.
beijinhos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário