Cão com 16 anos = 80 anos.
Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doenças ortopédicas que afetam a sua qualidade de vida, sendo a mais comum a Artropatia Degenerativa ou Osteoartrose (OA), ou simplesmente Artrose, uma doença que até bem pouco tempo parecia ser exclusiva do ser humano. O envelhecimento resulta em alterações degenerativas na cartilagem articular e é uma das principais causas de Osteoartrose em animais de companhia.
Na Osteoartrose (OA), a cartilagem perde sua capacidade de absorver e distribuir as forças impostas às articulações e se torna sede de lesões. As articulações mais acometidas são: Coxofemoral, Coluna Vertebral, Joelho e Cotovelo. Clinicamente, a doença se caracteriza por DOR na articulação e disfunção da mesma. Cerca de 20% dos animais idosos apresentam sinais de OA.
Animais com artropatia degenerativa, antes alegres e brincalhões, se mostram relutantes a andar, se levantar, brincar, correr, subir em sofás, escadas, enfim, desenvolver as atividades que lhes eram tão comuns, se mantendo tristes, quietos e arredios.
Não podemos esquecer que a ARTROSE é uma doença de caráter crônico e que por isso o paciente não ficará curado completamente, sendo que todo tipo de tratamento terá como finalidade controlar a DOR, melhorando a qualidade de vida do animal.
O diagnóstico da artrose se faz através do histórico do animal (dor ao movimentar-se), exame das articulações e radiografias. Atualmente, existem tratamentos que atenuam os sintomas da artrose. Além da terapia com medicamentos que visam amenizar a dor e regenerar a cartilagem articular, a fisioterapia também é um recurso que pode ser usado com sucesso em casos de osteoartrose.
Alexandre Reismédico veterinário - (CRMV RJ 4670)
Cuide com carinho do seu animalzinho...
beijinhos de alegria...
Um comentário:
Adorei Soninha!
Que o fim de semana te traga a energia para nova semana e sempre boas dicas
Ronrons da amiguinha sempre
Kika♥♥
Postar um comentário