Os texugos típicos (Meles,Arctonyx, Taxidea e da espécie Mellivora) têm pernas curtas e são corpulentos. A maxilar inferior é articulada à superior por meio de um côndilo transversal firmemente fixado a uma cavidade longa do crânio, para que a deslocação do maxilar seja quase impossível. Isto permite ao texugo manter a sua presa com uma tenacidade máxima, porém limita o movimento de sua mandíbula a dobrar de forma a abrir e fechar ou escorregar de lado a lado, sem o movimento de torção possibilitado pelas mandíbulas da maior parte dos mamíferos.
Este animal com a cabeça mascarada de branco e preto vive em clãs de 5 a 12 indivíduos. O texugo é noturno e escavador; alimenta-se de animais pequenos (minhocas, toupeiras), de frutos, ou ainda de mel. Possui glândulas odorantes com a ajuda das quais marca o seu território e impregna os seus semelhantes com o seu odor durante as sessões de reconhecimento "traseiro com traseiro".
Os texugos da Ásia são até capazes , como as mofetas e os toirões, de segredar um odor repelente. Apesar disso, o texugo é um exemplo de limpeza: a sua toca e as suas proximidades estão sempre notavelmente limpas. A sua toca compreende sempre várias galerias e várias aberturas que permitem a ventilação e a fuga. Algumas tocas são resultado do trabalho de várias gerações de texugos e são verdadeiros labirintos que podem atingir 4 metros de profundidade e de Km de largura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário