A história de um cachorro comoveu os vizinhos de uma das ruas do bairro Acarape, Zona Norte de Teresina. Apelidado carinhosamente como Bidú, o cão aguarda na porta de casa, há mais de um mês, o retorno dos antigos tutores que mudaram para outro lugar e deixaram o cão abandonado na rua.
Fraco e debilitado, os vizinhos se sensibilizaram com o caso e decidiram ajudar o animal, oferecendo a ele o que comer e beber.
Um desses vizinhos é Ismênia Noleto, que publicou em sua rede social um apelo. Sem condições de criar o animal por já ter três cachorros em casa, ela pede que as pessoas se sensibilizem com o estado de Bidú e adotem o cão.
Conforme Ismênia, os antigos tutores do animal eram vizinhos dela, mas segundo ela, a família não se socializava com os outros moradores. Ela disse também que eles foram embora sem levar o cão. Dias depois, Bidú foi visto pelos vizinhos vagando pela rua e, na maioria das vezes, parado olhando para a porta do antigo lar.
“As pessoas precisam estar mais sensíveis em relação a isso. Se você não tem condições de criar um animal doméstico, não se comprometa. O animal se apega à família. O Bidú é um exemplo de que os animais também têm sentimentos. Nós vizinhos ajudamos no que podemos. Damos água, comida, mas ele precisa de um lar, de uma família”, contou.
Quem também ajuda o cão como pode é Nayana Greyci Lustosa. Sem condições de também cuidar do animal, ela disse que o cachorro é muito dócil e carinhoso.
“Todos os dias ele me acompanha até a academia. É muito dócil e manso. Quando os últimos tutores cuidavam dele, a gente via que ele era muito robusto e forte. Só que depois que foi abandonado, ele ficou fraco e debilitado. É triste ver a situação dele, muita maldade”, disse.
O abandono de animais domésticos é crime previsto na Lei Federal 9.605/98. A pena para quem pratica esse tipo de atitude varia de três meses a um ano de detenção. Bidú continua nas ruas e o apelo dos moradores é que ele encontre um lar logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário