janeiro 14, 2011

Dodó



 O dodó (português europeu) ou dodô (português brasileiro), também chamado dronte (Raphus cucullatus) era uma ave não-voadora com cerca de um metro de altura que vivia nas ilhas Maurícias, uma das ilhas Mascarenhas na costa leste da África, perto de Madagascar. Se alimentava de frutas e acabou por ser extinta graças à ação do ser humano durante o processo de colonização da ilha. É da família dos pombos, tinha asas curtas e bico longo e pesado.



 O Dodô não tinha medo das pessoas, o que, combinado com o fato de não voar, fez dele uma presa fácil para os humanos. Os primeiros colonos da ilha foram os, que chegaram em 1505. O nome dodó provavelmente tem origem no aspecto desajeitado destas aves; por isso, os os batizaram de "doudos", ou seja "doidos". O dodó era uma excelente fonte de alimentação, pesando cerca de 16 quilos. 




Os dodós adultos foram caçados, mas esta não foi a única ameaça que passaram a enfrentar. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos do dodó. O último dodó foi morto em 1681, e não foi preservado nenhum espécime completo, apenas uma cabeça e um pé (o que restou dum espécime num museu na Inglaterra após um incêndio).




Um novo estudo genético descobriu que o dodó descende de uma espécie de pombos migradores. Os pombos instalaram-se na ilha e teriam evoluído para uma ave muito maior e sem capacidade de voar, devido ao fato do alimento ser encontrado em abundância no solo e falta de predadores naturais.



bjs,soninha



Um comentário:

  1. camila11:29

    não gosto da idéia dos dodó terem desaparecido acredito que os pombos podem evoluir de novo e o ser humano ser racional de respeitar o habitat de qualquer animal irracional por que o ser humano e um bicho vestido nessas horas e quando isso acontecer que eu duvido não só teremos vidas melhores como os animais também bjs essa foi só a minha opinião !.Eu queria falar mais só que não to com vontade ...

    ResponderExcluir

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!