março 13, 2011

Cobra Sucuri




Filo: Chordata
Classe: Repitilia
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Comprimento: até 12 mt

* Procriam uma vez por ano
* Nascem de 20 a 70 filhotes
* Comprimento do filhote: 15 a 45 cm

Cinco mil dólares essa era a quantia que o zoológico de Nova York pagava, tempos atrás, a qualquer pessoa que apanhasse uma sucuri de 9m. Dizem existir até 19m. Embora pertença, juntamente com a píton, as maiores espécies de serpentes do mundo, seu tamanho e sua força não são tão grandes. Ela tem sido tema de muitas lendas. Pode nadar com rapidez, mas prefere ser levada, sem esforço, pela correnteza.



Cobra Sucuri, é comum no pantanal, em Camaçari também é encontrada. A da foto foi capturada no Mato Grosso do Sul.

Sucuri, também conhecida como anaconda, é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa . Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:

Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do pantanal;

Eunectes notaeus a sucuri amarela

 Eunectes notaeus, a sucuri-amarela

Eunectes murinus, a sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;


Eunectes murinus a sucuri verde


Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a


Eunectes deschauenseei
sucuri-malhada




Eunectes deschauenseei
sucuri-malhada


Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.


 São ainda conhecidas como arigbóia, boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba e viborão.

A sucuri tem os mesmos hábitos dos outros constritores (cobras que apertam suas vitimas). Ela não e tão comprida como se fala nas lendas. Grande e noturna, a sucuri geralmente vive sozinhas nas florestas matas tropicais da América do Sul. Seu habitat são os pântanos ou os galhos baixo das arvores próximas da água parada. Dependendo de onde viva, alimenta-se de peixes, pequenos mamíferos ou aves. Ela fica a espreita de sua vitima.



Animais, cuidado quando vão beber água! geralmente a vitima e puxada para dentro da água depois de ser segura pela boca da cobra. Na água ela e sufocada por uma serie de constrições e afogada ate morrer,mas a vitima não e reduzida a uma geléia antes de ser comidas, como muitos acreditam.


Homem morto e engolido pela sucuri,
em MT às margens do rio onde foi pescar.
Na foto a cobra após ser morta com um
tiro na cabeça e o corpo sendo retirado.



bjs,soninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!