abril 23, 2011

Boto Cor-de-rosa




Os botos são golfinhos de água doce, aparecem nos rios e não nos mares. Mas, apesar de serem parecidos, golfinhos e botos não são iguais. Os golfinhos são acinzentados. Já os botos podem ser pretos, acinzentados ou meio avermelhados, como o boto cor-de-rosa.

Seu bico é mais comprido e apresenta pêlos na parte de cima. Ocorre na América do Sul, na bacia do Orenoco e Amazonas. O maior comprimento registrado é de 2,50 metros. Uma das características são os pêlos modificados, as vibrissas, sobre a parte superior do bico, que provavelmente têm função tátil. 




A coloração pode variar bastante com a idade, atividade e local em que o animal vive e está ligada com a irrigação sanguínea dos vasos subcutâneos. Basicamente é um animal solitário. Alimenta-se de peixes, mas pode também ingerir moluscos e crustáceos.




Rostro curto , melão bem destacado, olhos pequenos, corpo pequeno, nadadeira dorsal reduzida a uma corcova baixa, nadadeiras peitorais largas, achatadas e flexíveis, a dentição é do tipo heterodonte.

O boto-cor-de-rosa está amplamente distribuído pelos principais rios das bacias do Amazonas e Orinoco, através da Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil. podendo ser encontrado nos rios principais, tributários, lagos e nas épocas de cheia, nas planícies e florestas inundadas. Não tolera águas salobras, por isso não é encontrado nos estuários tanto do Amazonas quanto do Orinoco




Muito dócil, prefere a água doce à água salgada, seus hábitos acontecem durante o dia.

A estação de procriação inicia entre outubro e novembro. Com nascimentos que acontecem 8,5 meses depois, em maio e julho quando os níveis de água chegam ao limite. Os jovens nascem com 80 cm. A duração de lactação ninguém tem certeza, mas um individual foi encontrado mamando um ano depois de seu nascimento.




Alimenta-se basicamente de peixes.

Os Botos da bacia amazônica estão ameaçados de extinção. Alguns indivíduos se enroscam nas redes de nylon e morrem, ou são pescados para, com os olhos, fazer amuletos. Além disso,usam sua parte genital como amuleto para a sorte no amor. Ainda, a população ribeirinha os caçam para fazer rituais religiosos. Alguns botos foram encontrados mortos com suas nadadeiras retiradas e um nome escrito com uma faca em sua cauda.






bjs,soninha

Um comentário:

  1. Bom dia Soninha!
    Passando aqui para aprender mais um pouquinho.
    Adorei esse texto sobre os botos.
    Parabéns .
    um excelente fim de semana para ti.
    abração

    ResponderExcluir

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!