maio 26, 2011

Maravilhosas Girafas!


Imagine um café da manhã tradicional: pão, sucos e geléias compartilhadas em família. Pois é mais ou menos isso que acontece diariamente com a família Carr-Hartley, mas o estranho é que não demora muito para uma das oito girafas de estimação da família entrarem pela janela para compartilhar a refeição.
As oito girafas Rothschild, algumas das mais raras do mundo, vivem livres aos pés do Monte Kilimanjaro, mas aparecem no quintal da família diariamente às nove da manhã. Tanya e Miker Carr-Hartley, que cuidam das enormes criaturas, afirmam conhecer as oito girafas por nome.

Girafa (Giraffa camelopardalis)


Descrição da área de ocorrência: As girafas ocorriam anteriormente em zonas áridas e savanas secas da África , hoje a sua ocorrência contraiu-se acentuadamente com a expansão de populações humanas, especialmente na África Ocidental. Atualmente sua distribuição se restringe a Botswana, Camarão, África Central, Chad, Congo, Etiópia, Kenya, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Somália, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.


Habitat e ecologia: Tipicamente associadas às áreas de savanas e onde existam acácias, também podem ser encontradas em florestas marginais. As girafas são seletivas, sendo a maior parte de sua dieta composta por plantas dos gêneros Balanites, Commiphora, Detarium, Boscia, Combretum, Ziziphus e Grewia.


Características: É o mais alto animal terrestre, os machos chegam a 5,30 m de altura e as fêmeas atingem os 4,30m. Pesam em média 1.900 kg, quando adultas.


Reprodução: Sua gestação é de aproximadamente 14 meses, com o nascimento de um filhote que em média pesa 70 kg e mede entre 1,70 a 2,00 m de altura. O nascimento de gêmeos não é raro. Vinte minutos após o parto o filhote se levanta. A mãe mantém um cuidado intenso com sua cria por uma hora, lambendo-o todo para que se levante e a siga, na fuga de predadores. A maturidade sexual é atingida aos 4 anos de idade.


Doenças mais comuns na espécie: Problemas de casco, parasitas intestinais e timpanismo (doenças gastro-intestinais).
Kátia Rancura
Bióloga

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!