Seguir corretamente o calendário de vacinação previne as chamadas zoonoses, doenças virais e bacterianas que podem ser transmitidas ao homem.
Entre elas estão a Giardíase (que causa diarreia, vômito, dores abdominais, perda de peso e desidratação) e a Leishmaniose (transmitida pela picada de mosquito infectado, provocando perda de peso, debilidade e, em casos mais graves, até anemia, insuficiência renal e hemorragia nasal).
A raiva, uma das doenças mais conhecidas e preocupantes, é incurável e transmitida entre os cães e aos humanos. O vírus chega ao sistema nervoso e traz perturbações nervosas de origem cerebral, depressão, paralisia e morte do animal.
A vacina anti-rábica pode ser disponibilizada gratuitamente durante as campanhas, mas há outras cujo preço é meio salgadinho para quem não gosta de abrir a mão (rs) ,mas vale a pena investir e saber que o seu animal estará protegido.
Confira algumas dicas sobre vacinação canina e felina:
Esquema de vacinação para cães:
A vacina V8 ou V10, que previne contra sete tipos de doenças, entre elas a Leptospirose, que pode ser transmitida ao homem, deve ser aplicada em cães a partir dos dois meses de idade. Uma dose deve ser aplicada mensalmente até os quatro meses, em um total de três doses.
Aos cinco meses, o animal deverá receber a vacina contra a raiva e contra gripe. Após esse período, essas vacinas deverão ser repetidas anualmente em dose única. Já a vacina contra a Leishmaniose pode ser feita em qualquer idade. Três doses devem ser aplicadas a cada 21 dias. Após as primeiras aplicações, a vacina deve ser reforçada a cada ano. A vacina contra a Giardíase deve ser aplicada somente a partir de oito semanas de vida, duas vezes enquanto o animal ainda é filhote, com reforço anual.
Esquema de vacinação para felinos:
Como os cães, a vacinação dos gatos deve ter início aos dois meses de idade, com a aplicação da Quádrupla, vacina que previne doenças como Clamidiose (que provoca tosse, dificuldade respiratória, pneumonia e febre) e a Panleucopenia (causadora de febre, falta de apetite, depressão, vômitos e diarréia e desidratação).
A dose da Quádrupla deve ser aplicada mensalmente até o quarto mês de vida no felino, totalizando três doses. No quarto mês, também deverá ser aplicada a vacina contra a raiva.
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!