julho 05, 2011

Gato-do-mato


O gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) é um felino originário da América Central e América do Sul. É também conhecido também pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre


O gato-do-mato, cujo nome científico é Felis tigrina (Schreber, 1775) É o menor gato selvagem da América do Sul, sendo que sua estrutura corporal se assemelha bastante à do gato doméstico. O peso varia entre 2 e 3kg, com comprimento total encontrando-se entre 60 e 85cm. O padrão de coloração da pelagem é similar ao da jaguatirica e ao do gato-maracajá, com presença de estrias transversais escuras na cauda e rosetas com manchas escuras circulares na porção lateral do corpo.


Embora semelhante à jaguatirica, com a qual é confundido, o gato-do-mato se distingue pelo pequeno tamanho; é o menor dos felinos silvestres brasileiros, e pelas manchas em sua pelagem, rosetas parecidas com as da onça, porém sem o desenho completo, mantendo geralmente um lado aberto, enquanto a jaguatirica tem manchas alongadas, que dão à sua pele a impressão de ser listrada.


Existem ocorrências de gatos-do-mato inteiramente negros, melânicos, e o curioso é que uma gata de pelagem normal, pintada, pode ter filhotes negros, que por sua vez tem descendência de pelagem normal, num processo que os cientistas ainda não entendem bem, mas que acontece também com a onça-pintada e a pantera, que também podem nascer negras (pantera-negra).


A distribuição da espécie estende-se do sul da Costa Rica ao norte da Argentina, podendo habitar desde as florestas úmidas de maior altitude da região amazônica até as matas semidecíduas do chaco argentino. No Brasil, além da floresta amazônica, está presente também na maioria dos ecossistemas, desde a Mata Atlântica na região nordeste até os pampas gaúchos.

Alimenta-se de pequenos roedores e aves, caçados preferencialmente durante a noite.

A gestação dura entre 70 e 74 dias. As ninhadas variam de 2 a 4 filhotes.



fontes 
 bjs,soninha

Um comentário:

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!