novembro 05, 2011

CORUJAS


As corujas são aves pertencentes à família Strigidae e à ordem Strigiformes. Trata-se de aves de rapina, tímidas, solitárias, discretas e de vôo silencioso, graças ao formato e à textura de suas penas.


Na cultura grega eram tidas como símbolo da sabedoria, já em outras culturas esta ave era símbolo de ligação com o mundo espiritual.



Estas grandes caçadoras são encontradas em quase todo o mundo, menos na Antártica, na maior parte da Groenlândia e em algumas ilhas remotas. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. É um animal que não transmite doenças aos humanos.


 coruja engolindo a rã

A coruja se alimenta de pequenos mamíferos (ratos e camundongos, por exemplo), gafanhotos, grilos, aranhas e outras aves. Costumam engolir suas presas inteiras para depois vomitar o que não aproveitam, tais como penas e pedaços de ossos. Há espécies de corujas que se especializaram na pesca (este fato pode ser observado nas Filipinas). Seus predadores naturais são: o gavião, o gato-do-mato e as cobras. Apesar do aspecto parado, a coruja é um animal bastante esperto que não facilita a vida dos seus predadores.


Estas aves possuem olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente e, portanto, com visão binocular (como o ser humano). São animais com hipermetropia, ou seja, quase não enxergam perto (a poucos centímetros), mas, em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. Quando está em situações de perigo, sua cabeça gira até 180 graus e pode ser projetada para cima.



Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. Sua plumagem é macia e densa, geralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. Há casos de corujas totalmente brancas como a coruja polar (pólo norte).

 caboré
Durante o período de reprodução, o macho oferece uma presa à fêmea, quando a presa é aceita ocorre o acasalamento. A cada postura a fêmea põe de 3 a 5 ovos, o tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias. As espécies maiores de corujas vivem de 15 a 20 anos.


No Brasil, a maior coruja conhecida é o mocho orelhudo (sua altura pode passar de 50 cm) e a menor, o caboré, atinge até 17 cm de altura.

 mocho orelhudo



Fonte: InfoEscola 




beijinhos...

5 comentários:

  1. que legal? Quanto ensinamento maravilhoso sobre as corujas! Aprendi mais. Abração.

    ResponderExcluir
  2. legal saber dessas coisas! minha mae adora coruja! Ten ate nio blog dela! que bom que esta no meu sorteio! os livros sao a cara desse blog: cheio de animais

    ResponderExcluir
  3. Bárbaro eu só sabia que ouvir o piar da coruja é azar na certa, ( que mentira né?) achei lindo os textos explicativos, as imagens são belíssimas, parabéns, amei.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Soninha, parabéns.
    As corujas árticas possuem a coloração branca para se mimetizarem com o meio ambiente e assim evitarem serem vistas pelos predadores e presas.
    Já a suposta capacidade atribuída a elas de girarem a cabeça 360 graus, aí é folclore mesmo.
    Agradeço a tua presença lá no RS e te desejo um feliz final de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. oi, Soninha quando quiser! Tudo o que é meu é nosso1 ta?
    Beijos!

    ResponderExcluir

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!