janeiro 28, 2012

Cão Idoso VIII : PERDA DOS DENTES


É algo que o dono pode e deve prevenir. O cão perde os dentes pelo acúmulo de tártaro. Os animais devem ser avaliados anualmente desde jovens, e a prevenção e/ou remoção do tártaro (quando necessário) devem ser feitos. Quando o dono percebe que a boca do seu cão cheira mal, é hora de visitar o veterinário. O ideal é fazer a prevenção. Quando é feita a limpeza de tártaro tardiamente, muitos dentes já estão perdidos. Alimentar o animal com ração seca pode ajudar a prevenir o tártaro, além de outras medidas.


Quanto à alimentação, vale ressaltar que existem rações para cães mais velhos (rações sênior). Dê preferência a elas para animais acima de 7 anos.


 

Ausência de tártaro

 

Presença de tártaro

fotos: Odontovet©


Odontologia veterinária
A saúde bucal está intimamente relacionada com a saúde geral. Assim, um animal que não tem uma boa saúde bucal terá a sua saúde geral comprometida, o que significa menos anos de vida. Daí as visitas regulares ao Médico Veterinário e um programa de cuidados bucais em casa serem de extrema importância para a saúde dos animais.


Portanto, este é um assunto sério, onde há necessidade de mudar o conceito de que "É normal animal ter bafo...". O mau hálito é decorrente, dentre outras causas, da Placa Bacteriana que se acumula sobre os dentes. A Placa é composta por proteínas, células mortas e de descamação, saliva, restos de alimentos e principalmente BACTÉRIAS, que através do processo de fermentação produzem substâncias que são responsáveis por este terrível mau cheiro (o bafo). Além disso, essas substâncias agridem o Periodonto (estruturas que estão ao redor dos dentes, sendo responsáveis por sua proteção e sustentação) caracterizando o que chamamos de DOENÇA PERIODONTAL.

Doença Periodontal

Na Doença Periodontal, inicialmente há inflamação da gengiva (dor, vermelhidão, inchaço e sangramento) e, posteriormente, perda do dente devido ao comprometimento de sua sustentação (reabsorção óssea e retração da gengiva). Muito pior que a perda dos dentes é a possibilidade de as bactérias entrarem na corrente sanguínea, causando danos muitas vezes irreversíveis em órgãos vitais, como coração, fígado e rins, comprometendo assim a saúde do animal.  
Tártaro

O tártaro nada mais é do que a Placa Bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A sua presença deixa a superfície dos dentes irregular, facilitando o acúmulo de mais Placa, e agravando a doença.


Infelizmente a Doença Periodontal não tem cura, e afeta cerca de 80% dos cães e gatos adultos. Porém, pode ser controlada. Isto só é possível através do acompanhamento constante pelo Médico Veterinário, e de um programa de higiene bucal em casa. Dessa forma garante-se a saúde bucal que, aliada às demais medidas preventivas citadas, proporciona a saúde como um todo do animal.
Herbert Corrêa
médico veterinário (CRMV SP 7158) - Odontovet 
 odontovet





beijinhos cheirosinhos

2 comentários:

  1. Tomar todos os cuidados de higiene com os animais é preciso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:56

    Não entendi flor,foi um pedido de parceria?
    http://meuchiclete-azul.blogspot.com/

    ResponderExcluir

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!