janeiro 05, 2012

Expedição encontra na Antártida novas espécies no fundo do mar

 
Cientistas britânicos encontraram comunidades de espécies desconhecidas no fundo do mar próximo à Antártida, no ambiente escuro e quente que cerca as fontes hidrotermais, segundo um estudo divulgado nesta semana pela publicação científica PLoS Biology.

Uma estrela-do-mar com sete pontas, um polvo pálido e um novo tipo de caranguejo yeti foram vistos pela primeira vez em 2010 e descritos graças à ajuda de um veículo robótico que explorou a cordilheira submarina East Ridge Scotia, no fundo do Oceano Atlântico Sul, entre a Antártida e o extremo da América do Sul.

A descoberta feita por especialistas das Universidades de Oxford e Southampton, além de integrantes do Serviço Antártico Britânico (BAS), permitiu visualizar ainda novas espécies de perceves (um tipo de crustáceo) e anêmonas.

Nessa região, as fontes hidrotermais (com temperaturas que chegam a até 383 ºC) encontram ambiente único que não recebe a luz solar, mas que é rico em certos componentes químicos



De acordo com o professor Alex Rogers, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, "as fontes hidrotermais são lar de animais que não são encontrados em nenhuma outra parte do planeta e que obtêm sua energia não do sol, mas de substâncias químicas como o sulfeto de hidrogênio". 
As imagens mostraram colônias enormes de uma nova espécie de caranguejo yeti, agrupadas ao redor de condutos de ventilação. A câmera também captou uma nova espécie predadora de estrela-do-mar com sete braços, que se arrasta pelos campos de perceves, além de um polvo de cor pálida não identificado, a quase 2,4 mil metros de profundidade. 
"O que não encontramos é quase tão surpreendente como o que encontramos", observou Rogers, que acrescentou que "muitos animais como os vermes, mexilhões, caranguejos e camarões, descobertos em fontes hidrotermais nos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico simplesmente não foram encontrados ali". 



Os cientistas consideraram que as diferenças entre os grupos de animais descobertos ao redor das fontes da Antártida e aqueles que estavam em outros lugares indicam que o Oceano Antártico pode agir como uma barreira para alguns deles.

Fonte:AQUI

beijinhos... 

2 comentários:

  1. Que Beleza! Eu fico admirado das disposições dessas pessoas em buscarem descobrir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga SONINHA...
    FELIZ ANO NOVO!
    Que 2012 seja de grandes alegrias e muitas realizações e SAÚDE!!!
    Muita SAÚDE, que seu filho tenha melhorado e esteja TOTALMENTE CURADO. Pensamos nele e pedimos ao Papai do Céu por ele, viu amiga?

    Em meu bloguinho estamos brincando de "RIR E FAZER RIR", é só contar algo engraçado que te fez rir ou fez alguém rir. Pode ser história real, "pérolas"..rsrsrs, piadas,, qualquer coisa. O importante é RIR!
    Que tal, gostou da idéia?
    É para começar o ano com muita ALEGRIA E LARGOS SORRISOS.
    Espero uma história sua, tá bom?
    Gostei muito de conhecer voce este ano, e eu e mamãe queremos continuar esta amizade por muitos outros anos, até quando o Papai do Céu nos permitir. Combinado?

    Aus 1000 e Beijos 1000 das amigas...

    KIPPY & LILLY

    VIVA 2012! PAZ, AMOR, SAÚDE e ALEGRIA!

    ResponderExcluir

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!