janeiro 17, 2012

Você sabia que...


O cãozinho e o gatinho podem ter acne?

Cães e gatos também podem ter acne como os humanos. E esse é um problema que aparece com frequência em algumas raças de pelagem curta como dobermans, bulldogues e outros. A acne pode aparecer na "puberdade" do cão, ou seja, entre 3 a 12 meses de idade. As alterações hormonais nessa fase são a principal razão do aparecimento das lesões.

Os gatos podem desenvolver a acne em qualquer período de suas vidas. A acne nos cães não se restringe apenas a animais jovens, embora seja mais frequente nessa faixa. Ela pode aparecer em animais adultos também. Nesse caso, a causa exata é desconhecida.

As regiões afetadas são o mento ("queixo"), a pele em redor dos lábios e, mais raramente, o focinho. Podem aparecer um ou vários nódulos inflamados e pústulas (bolinhas amareladas, cheias de pus). Ao serem apertadas, as lesões expelem pus e sangram. Alguns nódulos podem apresentar um material preto, com aparência de um pelo duro, que chamamos de comedo. Quando a acne se manifesta de uma forma grave, os lábios e o queixo do animal se apresentam inchados e bastante doloridos. 

A acne na forma leve e com poucas lesões desaparece naturalmente com a idade, bastando limpeza diária do local com antissépticos e, se preciso, drenagem das pústulas. A acne grave, com múltiplas lesões e inchaço local, precisa de antibióticos por via oral, antissépticos e pomadas antibióticas. A limpeza diária da região em volta da boca e queixo dos gatos, diminui o aparecimento de acne em animais propensos.


A acne nos animais pode ser confundida com outras doenças de pele. É importante que você não tente diagnosticar sozinho e procure a ajuda do veterinário.

Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

2 comentários:

  1. Bom dia!! Muito interessante esta matéria, nunca imaginei que os animais também convivessem com este problema!! Vou prestar atenção na minha amiga Morgana...Amo demais os animais!!!
    Tenha uma semana abençoada!!
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Soninha, sabe o que eu estava pensando? Você seria uma excelente veterinária. Como aprendo com as suas úteis dicas.
    Bom dia!
    Abração.

    ResponderExcluir

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!