ESPOROTRICOSE
Alguns tipos de fungos são os causadores de micoses, tanto no homem quanto nos animais. Esses fungos podem viver no solo, nas plantas ou na pele. Mesmo sendo tão facilmente encontrados, os fungos só irão causar micoses na presença de condições especiais como baixa resistência do organismo. Assim, numa mesma casa com vários animais, um deles pode apresentar micose em vários locais do corpo e os outros não.
DERMATOFITOSE
A micose mais conhecida e comum nos animais é causada por um fungo denominado Microsporum. Popularmente, essa micose é conhecida por "tinha". Ela é transmissível ao homem, porém, da mesma maneira que nos animais, a pessoa só será afetada se estiver numa condição de baixa resistência.
DERMATOFITOSE
Cães e gatos podem apresentar micose em qualquer local da pele. Ela se inicia com uma crosta que, ao ser retirada, revela uma lesão arredondada, sem pelos, em formato moeda (pode ser irregular também). As micoses de pele geralmente não causam coceira, porém, alguns animais desenvolvem alergia ao fungo e passam a coçar e morder o local afetado. O diagnóstico é feito pelo aspecto da lesão e/ou por raspados de pele que vão revelar a existência de fungos.
DEMODICIDOSE (sarna negra)
No caso de uma lesão isolada, o tratamento é feito com cremes ou pomadas aplicadas no local (tópicas). Mas há animais que apresentam lesões espalhadas pelo corpo todo. Nesses casos, e nas vezes em que só a medicação tópica não foi suficiente, fazemos uso dos antimicóticos por via oral. Normalmente as micoses são tratadas com facilidade e os pelos começam a crescer em 15 ou 20 dias. Casos resistentes requerem a mudança de tratamento, associação de medicamentos por via oral ou cultura de fungos. Animais que constantemente apresentam micoses podem recorrer a vacinas específicas.
ESPOROTRICOSE
Sílvia C. Parisimédica veterinária - (CRMV SP 5532)
Cuide bem do seu animalzinho...
Rapaz, quanto ensinamento precioso, Soninha!Dicas espetaculares para quem tem animal em casa, como eu.
ResponderExcluirVou torcer para que mais gente possa ter conhecimento deste blog.
Abração.
para estas doença da orelha do gato e otimo e coloca um pedaço de fumo de rolo e um pouco de alco ou cachaca e depois que ficar bem escuro pase no local da doença tb e bom pra sarna ja tive um cadelinha curei com este remedio.
ResponderExcluir