Os piolhos são insetos espécie-específicos que acometem os animais domésticos e também o homem. Isto quer dizer que as espécies que acometem o homem não infestam os animais, e vice-versa. Embora tenham uma grande capacidade de proliferação, eles não sobrevivem mais do que alguns dias no ambiente longe do hospedeiro e são transmitidos por contato direto com animais infestados, bem como com objetos tais como escovas, pentes, cama, travesseiros, etc. A infestação por piolhos denomina-se pediculose.
Há dois tipos de piolhos em cães e gatos: os sugadores (Anoplura), que se alimentam de sangue e podem causar anemia e fraqueza em infestações maciças, e os mastigadores (Malophaga), que se alimentam de restos celulares da pele e do pelame. Podem ainda transmitir uma verminose intestinal pelo parasita Dipillidium caninum.
anoplura
Ambos os tipos podem causar uma dermatite alérgica caracterizada por prurido intenso (coceira), com consequente perda da pelagem e escoriações cutâneas. O animal apresenta um odor característico "de rato" e, frequentemente, encontra-se irritadiço e nervoso pelo incômodo que sente. Há, contudo, casos assintomáticos em que os animais apresentam apenas uma seborreia seca levemente pruriginosa. Estes são os portadores sãos.
malophaga
Normalmente, os piolhos acometem animais que vivem em locais sujos, na rua ou em abrigos super populosos, e preferencialmente nos meses mais frios do ano.
O diagnóstico é feito mediante um exame físico detalhado, bem como o exame microscópico do material obtido do pelame.No tratamento, devem ser incluídos todos os cães da propriedade bem como os contactantes, e deve-se eliminar ou tratar os travesseiros, cobertores, toalhas, pentes e escovas, simultaneamente. Para isto podem ser usados inseticidas tópicos, na forma de xampus ou "spot on" (piretroides: deltametrina, permetrina, carbamatos, fipronil, imidacloprid, dentre outros), bem como sistêmicos (ivermectina).
Cibele Nahas Mazzei :CRMV SP 6011
M. V. Mestre em Dermatologia Veterinária pela USP
beijinhos de paz...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!