O QUE OS DONOS PODEM FAZER PARA PREVENIR E TRATAR A OTITE DO CÃO?
Para evitar que seu cão pegue inflamação nos ouvidos a coisa mais sábia a fazer é limpar regularmente as orelhas dele. Caso o cão já esteja com os ouvidos inflamados, alguns veterinários preferem que você não tente fazer a limpeza das orelhas sozinho, pois isso pode poderia piorar a inflamação.
COMO LIMPAR AS ORELHAS DO CÃO
Limpe as orelhas do cão pingando uma loção especial para limpar ouvidos de cachorro dentro do ouvido. A solução de limpeza ajuda a diluir a sujeira do ouvido do cão. Depois passe um algodão para tirar a sujeira do ouvido. Caso necessário, repita o procedimento para tirar a sujeira que sobrou. Depois seque com uma toalha limpa e seca as orelhas do cão.
Você também pode utilizar álcool-éter ao invés da loção especial. Sempre pergunte ao seu veterinário sobre que loção utilizar para realizar a limpeza dos ouvidos do cachorro.
A freqüência com que você deve realizar a limpeza varia segundo a raça do cão. Cães com orelhas empinada para cima (como o pastor alemão) devem ter suas orelhas limpas a cada 15 – 30 dias. Já cachorros com orelhas longas e caídas devem realizar a limpeza semanalmente.
Cães que já estejam com inflamação nos ouvidos devem realizar a limpeza com freqüência maior. Somente um veterinário saberá dizer exatamente qual a freqüência de limpeza para cães em tratamento contra otite canina.No começo, o cachorro pode não gostar muito que limpem sua orelha, pois a sensação pode ser desconfortável. Nas primeiras vezes pode ser necessário ir devagar e acostumar o cão a limpeza dos ouvidos. Uma boa dica é dar uma recompensa (carinhos ou comidinha) caso ele se comporte bem durante a limpeza. Brincar com ele após o procedimento é também uma boa ideia!Em casos graves, a infecção nas orelhas do cachorro pode causar bastante dor no animal. Às vezes a dor é tanta que o veterinário tem que anestesiar o cão para realizar a limpeza.Pronto! Agora você sabe um pouco mais sobre infecção das orelhas do cão.Nunca tente tratar ou diagnosticar doenças do seu cão sem auxílio de um bom VETERINÁRIO.
beijinhos...
Não disse? Vir aqui é banhar-se em ricos e eficientes ensinamentos.Como aprendo sobre os cuidados aos animais!
ResponderExcluirBeleza, minha amiga!
Abração.
Amei,superimportante!
ResponderExcluirAmei,super importante!
ResponderExcluirMuito boas essas explicações! Beijinhos
ResponderExcluirPedro e Amara