Quem nunca se encantou por um labrador? Aqueles olhos redondinhos e orelhas caídas entram em harmonia quando viram a cabeça como se estivessem tentando entender o que falamos. E muitas vezes a sensação que sentimos é que de fato, os labradores são capazes de entender! Esta raça amável é o perfil da vez neste guia de raças. A seguir o presidente do Clube Paulista do Labrador, José Antônio Moura Silva, vai ajudar você a esclarecer todas as suas dúvidas, além de destacar as características e curiosidades mais marcantes deste adorável animal.
Origem da raça:
A raça, que também pode ser chamada de Labrador Retriever, é de origem desconhecida, mas por conta da quantidade de ocorrências a Grã-Bretanha foi designada como sua terra natal. Até 1850, era uma raça com muitas diferenças físicas entre seus exemplares, porém aos poucos ela foi se consolidando com as características que já conhecemos e no início da década de 1920, foi feito o primeiro canil de labradores.
Raças similares:
O Labrador é um cão retriever, assim como o Golden Retriever e era muito utilizado para buscar caça e pesca. Sendo assim as raças similares dele também são Flat Coat, Tweed Water Spaniel (já extinta), Setter Irlandês, Bloodhound e, obviamente, o Golden Retriever.
Características físicas principais:
É um cão de porte entre médio e grande. Com o físico bem robusto, possui o lombo e a traseira largos com o rabo grosso, roliço e de pelagem curta e espessa - também conhecida como 'cauda de lontra'. Seus olhos são redondos, médios, altamente expressivos e de coloração que varia entre castanho e avelã.
Pelos:
A pelagem é curta, densa e apresenta um espessa camada de sub pelo, o que facilita sua secagem quando é molhada; por isso eram cães muito utilizados para pescar. O cão apresenta somente cores sólidas: preto, fígado (popularmente conhecida como chocolate) ou amarelo. A pelagem não pode conter manchas, com exceção de uma pequena mancha branca no peito.
Tamanho:
Seu tamanho pode variar entre 56 - 58 cm nos machos e 54 - 56 cm nas fêmeas. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).
Peso:
Seu peso pode variar entre 25 e 36 quilos, dependendo do tamanho do animal.
Expectativa de vida:
Os labradores vivem em média de 12 a 14 anos. É o cão menos frágil do grupo de cães retrievers.
Problemas de saúde:
Assim como os exemplares de Golden Retriever, o labrador também pode apresentar displasia coxo-femural, que consiste em problemas nos ossos e cartilagens na região do quadril. Este tipo de doença é crônica e pode ser acentuada por questões físicas e do ambiente, como piso escorregadio (que fazem com que o animal deslize e caminhe com instabilidade). Outros problemas de obesidade e pigmentação também são comuns, sendo este último o motivo pelo qual alguns cães podem apresentar focinho parcial ou completamente cor de rosa.
Comportamento:
Extremamente afáveis, inteligentes e cheios de energia. É um cão que acompanha seus donos em todos os momentos - desde caminhadas até tardes em frente a tv. Não apresenta nenhum traço de agressividade ou 'medo' de novas pessoas e situações.
Atividades:
O cão do filme "Marley e eu" mostra bem a vida de um labrador, seu excesso de energia pode fazer com que o cão destrua móveis e partes da casa É exatamente por isso que o dono deve manter uma rotina de atividades intensas, estimulantes e diárias com caminhadas, corridas, brincadeiras e atividades intensas como agility (atividade em que o cão faz um circuito com muitos obstáculos) e natação. Em casos de grande excitação ou agitação, não se deve prender o animal. Esta atitude faz com que ele acumule mais energia e depois de solto ele pode ficar praticamente incontrolável.
Ambiente:
É um cão que se adapta muito facilmente ao ambiente que vive, mas atenção, ele precisa de espaço para exercícios e brincadeiras. Mesmo assim, podem viver em apartamentos e casas menores desde que seus donos não o deixe trancado em uma área. Lembrando que ter um quintal grande não basta para excluir caminhadas e passeios da rotina dos cães - de nenhuma raça.
Em que estação vive melhor?
Ele é um cão que se adapta bem aos ambientes e estações. Podendo viver tanto em climas quentes quanto nos mais frios.
Curiosidades da raça:
Os labradores possuem a boca macia, uma característica que era essencial aos cães de caça, pois eles podiam recolher a caça sem penetrar os dentes e furar o couro.
Vidrados por água, são nadadores natos que não perdem a oportunidade de entrar em uma piscina, tomar chuva ou até mesmo brincar em uma poça de lama.
Sua docilidade e inteligência são tão bem harmonizadas que os cães são ótimos cães-guia.
Recentemente saiu nos noticiários um labrador cão-guia na Inglaterra que saltou nos trilhos do metrô atrás de seu dono, que era cego, e havia desmaiado. Tamanha é a dedicação e satisfação que esta raça tem em servir seu dono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!