junho 30, 2014

Os encantos do pequeno Lhasa Apso


Quando procuram um cão calmo, silencioso e companheiro, a primeira sugestão que dão é a raça Lhasa Apso. Estes cães, muito confundidos com os Shih Tzus, são de fato silenciosos, mas também são extremamente territoriais e desconfiados de estranhos. A veterinária Camila Gregorutti Soares esclarece algumas dúvidas e cita várias características deste simpático cão. 


Origem da raça: 

O Lhasa Apso é original da região do Tibet, acredita-se que o primeiro exemplar surgiu em 1500. O nome da raça surgiu pela união de Lhassa: o nome da capital da Tibet, e Apso: que significa "ovelha" (devido ao pelo macio). Eram considerados cães sagrados e guardiões dos monges, ficavam sempre atentos a invasores e mal feitores e estavam sempre ao lado de seus donos. Em hipótese alguma poderiam ser vendidos ou trocados por dinheiro, sua expansão aconteceu quando a raça foi para o Japão e passou a ser comercializada.


Raças similares: 

O cão Bichon Frisé é parecido em alguns aspectos, mas por possuir o pelo levemente crespo os diferenciam bem.

Pelos: 

Cuidar dos pelos do Lhasa Apso é uma tarefa que exige dedicação, afinal os longos pelos devem ser escovados todos os dias para não ficarem cheios de nós. Pode apresentar inúmeras cores, mel, areia, cinza escuro, vários tons de marrom, branco e preto (pode apresentar pelagem bicolor).


Tamanho: 

É um cão de porte pequeno. Os machos variam entre 25 e 29 cm e as fêmeas entre 25 e 27 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso: 

O peso médio dos machos varia entre 6 e 9 Kg e das fêmeas entre 5 e 7 Kg.


Expectativa de vida: 

Um Lhasa Apso pode viver entre 12 e 14 anos.

Problemas de saúde:
 
Os donos de um Lhasa Apso devem ficar atentos a problemas na patela, nas pálpebras (entropio) e disfunção renal. Camila também relatou que muitos exemplares da raça podem apresentar alergias, problemas de pele e complicações respiratórias.


Comportamento: 

Apesar da aparência de fragilidade, o Lhasa Apso é um cão muito independente e corajoso. Brincadeiras de caça (em que precisam correr atrás de alguém) são as preferidas dos cães desta raça. Adora passar tempo com o dono (o que pode torná-los um tanto ciumentos), mas a maioria não gosta de ficar no colo por muito tempo. Sua curiosidade pode ser perigosa, por isso todo cuidado é pouco quando estiver fora de casa.

Atividades: 

A atividade mínima é um passeio diário, este cão adora se exercitar e não pede a oportunidade de correr. Brinquedos com comidas dentro são adorados por eles e podem ser um grande passatempo enquanto ficam sozinhos em casa.



Ambiente: 

Assim como os Shih Tzus, vivem muito bem em apartamento, casas e sítios. Mas em sítios também devem ficar dentro de casa.


Em que estação vive melhor? 

Toleram bem qualquer clima ameno. Em dias mais quentes, água fresca com cubos de gelo e uma tosa são medidas mais que suficientes para mantê-lo confortável.


Curiosidades da raça: 

"Floquinho"

O Floquinho, cão do personagem Cebolinha, desenhado e criado por Mauricio de Sousa foi inspirado em um Lhasa Apso.

"Cebolinha com seu cãozinho Floquinho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!