O Pastor Alemão é um dos cães mais utilizados pelos policiais e militares no mundo, recentemente a raça foi considerada a mais bem sucedida em seus severos treinamentos. Muitos temem seu temperamento por conta da força e potência desses cães, mas o que poucas pessoas sabem é eles são muito leais, fiéis e obedientes; por isso, se bem treinados, usarão a força apenas quando seu dono ordenar. A veterinária Camila Gregorutti esclarece algumas dúvidas e conta detalhes desta raça tão cultuada e adorada no mundo inteiro.
Origem da raça:
Também conhecida como 'Lobo da Alsácia', a raça tem origem na Alemanha e é uma das mais estudadas e numerosas do mundo. Seu primeiro exemplar foi registrado no início do século 20 e logo foi atribuído a tarefas: na primeira guerra mundial os pastores alemães eram utilizados como mensageiros e carregadores pelo exército da Alemanha. Com o final da guerra os outros exércitos acabaram levando alguns cães para seus países.
Raças similares:
Possui o quadril e as patas traseiras mais baixos que as dianteiras e a cauda fica pendente para baixo e possui pelagem longa. Seu peitoral é bem desenvolvido e sua cabeça apresenta focinho pontudo e orelhas médias e eretas. Seus olhos são castanhos amendoados e arredondados e sua boca apresenta o contorno negro.
Pelos:
Seu pelo na maioria das vezes é castanho com uma belíssima capa preta, mas também pode variar entre preto, marrom e branco. Possui subpelo denso e duro e deve ser escovado duas vezes por semana. Em 2002 cães de pelagem branca foram reconhecidos e com isso criara a raça Pastor Branco Suíço.
Tamanho:
Seu tamanho pode se classificar entre porte médio ou grande. A altura do macho está entre 60 e 66 cm e da fêmea entre 55 e 60 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).
Peso:
Peso:
O peso médio do macho ou fêmea pode variar entre 35 e 43 kg.
Expectativa de vida:
Expectativa de vida:
Um Pastor Alemão pode viver entre 10 e 12 anos.
Problemas de saúde:
Problemas de saúde:
Por ser uma raça muito famosa, muitas pessoas gananciosas resolveram criar a raça para vendê-la. Com cruzamentos consanguíneos e sem uma triagem de problemas de saúde, muitos animais nasceram com problemas e assim perpetuaram doenças crônicas, como: displasia coxofemural (problemas articulares no fêmur), artrite, artrose, discopatia (um problema no disco intervertebral na coluna) e mielopatia degenerativa (uma doença que pode levar o cão a paralisia total de movimentos).
Comportamento:
A raça está entre as três raças mais inteligentes do mundo, por isso gosta de aprender truques, mostrar trabalho e devoção ao seu dono. Se habituado para tal, o Pastor Alemão possuirá um ótimo relacionamento com outros cães e até mesmo com outros animais.
Atividades:
Como todo cão, o Pastor Alemão precisa de passeios diários para sentirem novos cheiros e marcarem seu território. Os cães desta raça, em especial, gostam de longos exercícios e treinamentos; brincadeiras com desafios físicos e mentais também fazem parte das suas atividades mais prazerosas. Gostam de ficar em contato com sua família e não é sadio deixá-lo isolado em canis sem o contato com pessoas.
Ambiente:
O Pastor Alemão precisa de espaço para correr e se exercitar. Locais com piso áspero ou gramado são ideais, já que pisos lisos e escorregadios podem acarretar em problemas nas articulações de suas patas.
Em que estação vive melhor?
Em que estação vive melhor?
Toleram bem o frio intenso e qualquer outro clima desde que seja ameno. Em dias mais quentes um local com abrigo, sombra e água fresca com cubos de gelo são medidas mais que suficientes para mantê-lo confortável.
Curiosidades da raça:
Os cães mais famosos do mundo são da raça Pastor Alemão. O Rin-Tin-Tin foi um cão extremamente conhecido nos anos 20 e 30 devido as séries e filmes lançados na época. De 1994 a 2004 foi gravada uma série chamada Inspector Rex, onde Rex é um Pastor Alemão policial que ajuda a desvendar crimes. Fora das telas, uma cadela da raça é muito conhecida: Blondi, fiel escudeira de Aldolf Hitler.
Soninha querida!
ResponderExcluirTudo bem?
Eu já tive um pastor alemão. O nome dele era Dino. Era manso e amava lamber picolés!
Lambeijos!
O Pastor Alemão é um cão muito lindo!Soninha postei uma poesia sua lá no meu bloguinho ficou lindo!
ResponderExcluirhttp://mpequenoprincipe.blogspot.com.br/2014/07/domingo-bacana.html#links
Obrigada, adorei a poesia
beijinhos Pedrinho
Copiei as informações e guardei para pesquisas.
ResponderExcluirAbração.