Muitas vezes recebemos telefonemas perguntando sobre veterinários especialistas em Bulldogs. Essa especialidade não existe na medicina veterinária, mas o fato de termos um grande número de atendimentos dessa raça faz com que tenhamos conhecimento nas particularidades e doenças mais comuns e que afetam em maior incidência essa raça.
O Bulldog Inglês é reconhecido como um excelente animal de estimação para uma família por causa de sua tendência a formar laços fortes com as crianças. Ele tende a ser gentil e protetor. A raça requer preparação e disciplina por parte do dono para poder educá-lo e exercícios regulares, pois tende a ganhar peso e ficar obeso. Seu nariz curto o torna propenso ao superaquecimento (heat stroke ou hipertermia) em clima quente, principalmente no verão.
Apesar de gracioso e gentil, pode chegar a pesar mais de 30 kg e, por isso, deve ser avaliada a disponibilidade de espaço e de tempo para atividade física. Ele vive, em média, em torno de 8 a 10 anos.
Principais doenças que acometem a raça:
- Heat Stroke ou Hipertermia: Doença de calor que ocorre quando os animais são expostos a temperaturas ambientais altas ou situações de estresse.
- Síndrome do Cão Braquicefálico (cães de nariz curto), cujas anormalidades faciais resultam em dificuldade de respiração e ronqueira.
- Dificuldade de parto ou Distócia que é o termo usado para descrever o parto difícil. Devido às suas grandes cabeças, é difícil passar no canal pélvico (bacia da mãe). Para o nascimento desses filhotes, normalmente recorremos às cirurgias de cesarianas.
- Hiperplasia vaginal nas fêmeas durante o cio.
- Dermatite de dobra facial que é o problema de pele que ocorre quando as dobras faciais retém a umidade, ocorrendo então uma infecção.
- Dermatite interdigital, também conhecida como pododermatite, que trata-se de uma inflamação das patas.
- Criptorquidismo é o termo utilizado para descrever a situação quando um ou ambos os testículos não descem para o escroto e permanecem no abdômen.
- Displasia Coxo Femural: É uma malformação da articulação do quadril, que resulta em dor, claudicação (manqueira) e artrose.
- Hipoplasia da Traqueia: É uma traqueia menor que resulta em dificuldade de respirar e pode aumentar as chances de desenvolver pneumonia.
- O hipotireoidismo É uma hipoatividade da glândula tireoide, que pode resultar em lentidão, ganho de peso e doença grave.
- O Olho da Cereja (Cherry Eyes): É um prolapso da terceira pálpebra. Apesar de não ser uma lesão grave e não causar cegueira, o prolapso pode ser irritante para a superfície do olho e causar lacrimejamento persistente e dor ocular.
- Entropion: É um problema com a pálpebra que pode irritar a superfície do globo ocular e pode levar a problemas mais graves.
- Distriquiase: É uma condição em que há crescimento dos cílios e fora do lugar normal, levando à irritação do olho.
- Ceratoconjuntivite Seca ou Olho Seco: É uma doença do olho devido à baixa produção de lágrima.
- Displasia de Cotovelo, causando dor e artrose dos membros anteriores.
- Prolapso uretral.
- Sarna Demodécica e Mastocitomas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!