Finalmente uma boa notícia...
As ações de proteção animal promovidas pela SOS Melhor Amigo agora vão ganhar as salas de aula. Com apoio do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), a entidade de defesa animal preparou uma cartilha educativa sobre cuidados com os bichinhos para sensibilizar aqueles que serão os protetores do futuro: as crianças.
Essas atividades serão desenvolvidas nas salas de 1ª série das escolas públicas de Araraquara no ano letivo de 2015 e consistirão na orientação sobre guarda responsável.
A cartilha ensina a não prender os animais em espaço pequenos e com correntes; incentiva a adoção de cães e gatos filhotes ou adultos; alerta para a importância de não deixar seu cão na rua, correndo o risco de ser agredido ou atropelado; fala sobre a importância da castração; e cuidados com alimentação, banhos, passeios, vacinação e vermifugamento.
“Conseguiremos que as crianças levem essas informações para dentro de casa e conseguiremos que, num futuro não muito distante, as crianças tenham uma visão mais afetiva e de respeito com os amigos de outras espécies”, diz presidente da SOS Melhor Amigo, Betty Peixoto.
Para abordar temas como abandono, envelhecimento e vacinação, as voluntárias da entidade ainda levarão para as salas de aula alguns filhotes, um cão de três patinhas ou com sequelas de cinomose e outro idoso. “Não vamos levar gatos porque eles se estressam com mais facilidade, enquanto os cães se comportam muito bem em público, mas as orientações servirão para cães, gatos e até cavalos”, diz Betty.
A escolha das crianças para essa ação tem algumas razões. “Muitas escolas nos procuram pedindo orientação, mas não tínhamos uma material específico para isso. Procuramos a Uniara e conseguimos a arte a impressão de 1.300 cartilhas para levar a essas crianças”, explica. “Além disso, vamos levar essa informação para as crianças porque elas é que vão mostrar aos pais como tratar e cuidar dos animais, porque é muito comum que os adultos maltratem os bichinhos. E mostrar que toda pessoa pode cuidar de um bichinho mesmo que não tenha como colocá-lo dentro de casa. Colocando água, alimento na rua, não maltratando aquele animal carente, estamos cuidando dele”, reforça.
Apesar de estar focada na rede pública, a ação não deixará de fora a rede particular. Se houver interesse, o grupo irá até a escola. Além disso, o resultado das ações será importantíssimo para a possibilidade renovar e ampliar a parceria.
Bem merecido, Soninha!
ResponderExcluirAbraços.