dezembro 30, 2014

Pastor Branco Suíço: Um cão dedicado à família


QUEM encontra esse cachorro todo branco com estrutura e porte de um Pastor Alemão pode até pensar que se trata de um cão albino. Mas o Pastor Branco Suíço é uma raça distinta desde a década de 1990. A história desse cão começa no século XVI, quando os nobres de uma região germânica chamada de Alsácia Lorena, passaram a criar Pastores Brancos para acompanhar suas carruagens.

AQUI no Brasil a raça chegou há mais de 20 anos e Lia Segadas Vianna, do Canil Schimmelpfeng de Petrópolis (RJ), é uma das mais antigas criadoras do Pastor Branco Suíço. “Fomos pioneiros nas exposições do Kennel de Pastor Branco quando a raça ainda nem era reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)”, lembra Lia. Por vários anos o canil ganhou o reconhecimento como melhor criador da raça. Mas o Pastor Branco ganhou notoriedade mesmo há poucos meses, com o lançamento do filme brasileiro "Nosso Lar", baseado no livro do médium Chico Xavier. Nove dos 21 cães do canil Schimmelpfeng participaram das filmagens e, inevitavelmente, chamaram a atenção por sua pelagem branquíssima e porte elegante.



QUEM se interessou pela raça vai gostar de saber que o Pastor Branco é um cão de guarda e pode se acostumar a ficar horas sozinho solto pelo quintal. “São extremamente amigos, dedicados a todos os moradores da casa. Fazem também a guarda da casa de forma tranquila e sem uma agressividade exagerada”, afirma a criadora. O Pastor Branco pode até viver em espaços pequenos, como apartamentos, mas é preciso no mínimo dois passeios diários de meia hora.

O PASTOR Suíço também é conhecido por sua saúde de ferro. Diferente do Pastor Alemão, que apresenta grande quantidade de cães com displasia coxo femural (cerca de 40% dos bichos), no Branco a doença genética atinge apenas 5% dos cães. “São muito saudáveis e raramente apresentam algum problema ao longo da vida.”


QUER saber se você é o dono certo para o Pastor Branco Suíço? Então confira mais características da raça:

PERSONALIDADE | Dedicado aos moradores da casa. Cão de guarda tranquilo e sem uma agressividade exagerada.

LONGEVIDADE | Cerca de 15 anos.

TAMANHO | De 30 até 35 quilos.


PELAGEM | O desejado é o Branco Neve. Em alguns casos apresenta marcações cremes ou champagnes nas molduras de orelhas e dorso.

CUIDADOS | Dar atenção a água no ouvido durante o banho para não desenvolver otites.

ESPAÇO | É possível ter um cão em apartamento, desde que tenha dois passeios diários de pelo menos 30 minutos cada.

SAÚDE | A displasia coxo femural, muito comum em cães do mesmo porte, raramente atinge o Pastor Branco (apenas 5% dos filhotes apresentam o problema).

SOCIABILIDADE | Convive bem não só com outros cachorros, como também com gatos, aves e outros animais. Adora a companhia de humanos, mas fica muito bem sozinho por longos períodos.

PREÇO | Varia de R$ 1 mil e até R$ 2.500 por filhote com pedigree.

DICA DO CRIADOR | Na fase de crescimento o ideal é que o cão se exercite regularmente e sem muita intensidade.

DONO IDEAL | Por ser um cão muito versátil, se adapta a qualquer tipo de pessoa – da mais calma até a mais agitada. O importante é que seja um dono carinhoso pois o Pastor Branco é muito parceiro e precisa de carinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!