outubro 12, 2015

Conheça o Ciclo Sexual das Cadelas


Você sabe dizer quando sua cachorrinha já está ficando mocinha? É melhor saber…

Não há uma regra, mas de maneira geral as fêmeas alcançam a maturidade sexual em torno dos 6 meses de idade, quando acontece seu primeiro cio.

Note, no entanto, que essa data varia em função da raça e do meio em que a cadela vive.

As fêmeas de raças grandes demoram mais para ter o primeiro cio e é normal, também, que em canis coletivos o cio demore mais a chegar.

Atenção: assim como o início do cio varia de fêmea para fêmea, o intervalo entre um cio e outro também é variável, sendo mais comum o período de 6 meses.



O ciclo sexual das cadelas é divido em 4 fases:

Proestro – manifesta-se por um inchaço da vulva e corrimentos. Nesta fase a cadela exerce forte atração sobre os machos, mas ainda recusa a cópula.

Estro – é a fase durante a qual a fêmea aceita o macho. Nesta fase a vulva continua inchada, mas o corrimento já está reduzido, ou é inexistente. Portanto, caso queira acasalar sua fêmea este é o período indicado e normalmente vai do oitavo ao décimo quinto dia após iniciar o corrimento. Para aqueles que não desejam o acasalamento, o ideal é isolar a fêmea nessa fase.


Metaestro – período da gestação, parto e lactação para as cadelas que efetivamente cruzaram. Neste período, muitas cadelas que não cruzaram apresentam sintomas de gravidez, a chamada gravidez psicológica, ou Pseudociese.

Anaestro – período de descanso sexual. Essa fase termina ao iniciar-se o próximo ciclo sexual.


Duração / gestação

A duração de todo o cio é variável, mas de forma geral dura de 15 a 20 dias. Já a gestação pode durar entre 58 e 64 dias – um acompanhamento de seu veterinário dirá se está tudo ok.

Higiene

Normalmente no primeiro cio as fêmeas aprendem a manter-se limpas, lambendo-se com freqüência e aos lugares onde porventura tenha pingado sangue.

O uso de calcinhas higiênicas são uma opção para esse período, mas deve-se lembrar que as cadelas precisam de um tempo para se acostumar ao uso delas. Converse com seu veterinário sobre o uso ou não delas.



Banhos

Não existem nenhuma restrição quanto aos banhos neste período. A única atenção especial é quanto aos passeios da fêmea durante o período fértil: não descuide! E não se deixe enganar pelas diferenças de tamanho entre machos e fêmeas. Nesta fase eles “dão um jeito”.

Cruzamentos

Importante destacar que não é recomendável que se cruze a cadela em todo cio. Isso porque o processo de gestação, parto e amamentação é muito desgastante. O ideal é que se acasale a fêmea num cio e deixe-a descansar no próximo.

Importante: se você deseja que sua cadela tenha uma ninhada, converse com seu veterinário. Ele poderá te orientar e acompanhar de maneira segura a gravidez dela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!