abril 22, 2016

Ave do paraíso, o riflebird executa uma das mais belas cenas de amor


Aves do paraíso: assim são conhecidas as espécies que vivem nas florestas tropicais da Nova Guiné, no norte da Austrália. A denominação, dada pelos europeus, talvez seja a melhor tradução para as aves de cores exuberantes e de plumagens iridescentes.

Entre as espécies raras, de comportamentos únicos, está o pássaro rifle, conhecido também como Victoria’s riflebird. A espécie é endêmica do continente australiano e é considerada uma das mais belas do mundo.

Vive em matas úmidas e fechadas, usa troncos de árvores quebradas como palco para realizar uma dança de acasalamento e atrair a fêmea. Logo que o sedutor pousa em um toco, começa a emitir um som alto que se assemelha a um grito. É uma forma de chamar a pretendente e também de demarcar o território.



Quando a fêmea aparece, o macho inicia uma dança sedutora. Exibe a plumagem e estica as asas iniciando um movimento com a cabeça, de forma que parece esconder a face entre as penas. Assim que a parceira entra em cena, o exibicionismo se torna ainda mais evidente e o ritmo da dança acelera e a espécie, enfim, se acasala. É uma das cenas de amor mais bonita da floresta já registradas.

A ave, que aparenta ser comum e ter apenas uma só cor, revela-se à luz do sol. Na garganta, apresenta uma espécie de colarinho triangular em tom azul-metálico. Na parte superior da cabeça, o macho também parece esconder o brilho próprio. O resto da plumagem carrega uma aparência aveludada na coloração preta. As fêmeas, por sua vez, apresentam o tom marrom barrado nas penas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!