abril 12, 2016

Cachorro Médico

Cachorros que cheiram doenças

Cachorros e homens tem uma relação de amizade milenar e ela está registrada em quadros, livros e até mesmo nos pergaminhos. Os cães ajudaram o homem para a conquista de territórios, para a caça de alimentos e atualmente atua como cão de guarda, trabalha para corporações como a polícia e os bombeiros e auxilia deficientes físicos e visuais.

Não podemos nos esquecer que cachorro também é um membro importante de famílias pelo mundo inteiro, sendo um forte remédio contra depressão e até mesmo se tornando filho de muitos casais. 
No século 21 os cães terão um outro papel importante na saúde do homem, já que cientistas descobriram que eles conseguem detectar precocemente alguns tipos de câncer. O tumor maligno por exemplo, exala um odor de duas substâncias químicas: o Alcano e o Benzemo que não estão presentes no tecido de uma célula saudável.

Já que o olfato canino chega a ser 10 vezes mais poderoso que o do homem, ele pode sentir o câncer antes mesmo das pessoas saberem que estão doentes.

Em 2004, o psicólogo James C. Walker e sua equipe na Universidade Estadual da Flórida, treinaram dois cães para detectar amostras do tecido de melanoma. Os animais foram treinados com o mesmo método dos cães que trabalham para farejar bombas e drogas. Um desses cães confirmou a presença de melanoma em cinco pacientes, sendo um sucesso em todos os casos.

Dois anos depois a fundação Pine Street que fica na Califórnia e é especializada em pesquisas sobre o câncer, incluiu um número maior de cães para obter resultados mais consistentes. Pessoas com câncer de pulmão e de mama sopraram em tubos cilíndricos e essas amostras foram utilizadas para treinar cães da raça Labrador Retriever.  
 cachorros que conseguem detectar o cancêr
Os cães depois de treinados conseguiram detectar corretamente 99% das amostras de câncer de pulmão e no caso de tumores de mama eles identificaram 88% de forma correta. Em 2011, pesquisadores da Alemanha fizeram um novo teste com o câncer de pulmão e os cães acertaram 372 amostras de 400, um índice de 92% de acerto. 
Independente de todos os resultados e a margem de erro baixa, são necessários maiores estudos e testes para comprovar que o cachorro é um rastreador de patologias. Uma vez que o diagnóstico precoce do câncer pode ser decisivo na vida de qualquer ser humano, os cães provavelmente vão acumular mais funções para ajudar a vida do ser humano moderno, não perdendo jamais o título de "O Melhor Amigo do Homem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!