agosto 02, 2016

Pneumonia em Cães!


Se você possui um cão, precisa de ser muito cautelosos sobre a sua saúde pois ele poderá sofrer de uma série de problemas. A pneumonia é um dos problemas comuns de saúde canina. Pneumonia em cães resulta em inflamação dos pulmões e brônquios. Esta infecção é mais comum em cães com menos de um ano de idade. Se não for tratada imediatamente, a pneumonia pode ser fatal.

Os sintomas são:

Tosse produtiva é um dos sintomas mais notáveis ​​em cães. Alguns outros sinais são os seguintes:

» Corrimento nasal
» Dificuldade em respirar, pieira
» Respiração rápida e profunda
» Febre
» Desidratação
» Perda de apetite
» Comportamento letárgico
» A perda de peso
» Taquicardia (aumento da freqüência cardíaca)

Você também pode observar os lábios do cão com abaulamento para fora enquanto ele respira. À medida que os pulmões se enchem com o fluido, o fornecimento de oxigênio para o corpo é reduzido. Isto é indicado pela língua, os lábios e as gengivas do cão a partir de um tom azulado ou cinzento, – uma condição chamada de cianose. Isto indica uma diminuição perigosa na quantidade de sangue oxigenado no corpo.

Causas

Pneumonia, em geral, é causada por infecções bacterianas, virais, fúngicas ou parasitárias. No caso dos cães, pneumonia é principalmente devido a uma infecção bacteriana. A inalação é tipicamente a via de entrada para os organismos patogênicos. Algumas das principais causas de pneumonia cão são:

» Imunossupressão (redução da eficiência do sistema imunitário)
» Discinesia (reduzido ou nenhum controle sobre os movimentos voluntários)
» Redução da depuração de resíduos respiratórios
» Subnutrição
» Aspiração (inalação) do conteúdo gástrico durante o refluxo do ácido
» A infecção bacteriana

Algumas raças de cães, como cães de caça, cães esportivos, cães de trabalho e algumas raças mistas são mais vulneráveis ​​à pneumonia. Adultos saudáveis, não são susceptíveis de pneumonia a contratar. Filhotes ou cães de idade, ambos os quais têm um sistema imunológico fraco, são geralmente as vítimas.

Diagnóstico

Quando você notar os sintomas de pneumonia em seu cão, você deve consultar um veterinário imediatamente. O veterinário, depois de determinar a história médica do cão, realiza um exame físico cuidadoso, especialmente centrando nos pulmões e do coração. Quando o cão dá um suspiro profundo, os sons anormais chiado e chocalhas dos pulmões são ouvidas através de um estetoscópio. Histórico médico do cão cobre qualquer doença anterior, o apetite ,a atividade, ou intolerância ao exercício, perda de peso, tosse e exposição ambiental à poeira, vapores e fumos e de resposta à terapia. Alguns inquéritos são realizados para o diagnóstico preciso de pneumonia em cães, como hemograma completo, raio X de tórax, citologia das vias aéreas, citologia lavagem traqueal e Cultura / sensibilidade. Alguns outros testes, tais como teste a vermes e broncoscopia também são realizados para diagnosticar a pneumonia em cães.

Um ponto importante a lembrar é de não dar ao cão um supressor da tosse antes de levá-la ao veterinário, pois tosse remove o material prejudicial para as suas vias aéreas.

Tratamento

Pneumonia causa dificuldade em respirar. Em alguns casos graves de pneumonia, hospitalização é necessária, com o fornecimento de fluidos intravenosos, oxigênio, antibióticos e cuidados de suporte. Os cães são tratados com antibióticos, pelo menos três vezes semanas,com oxigênio umidificado e percussão do tórax para afrouxar e remover as secreções. Antibióticos geralmente têm um efeito excelente.

Se a doença foi causada por um agente não-microbianos, tal como refluxo do ácido, esta questão deve ser tratada a fim de impedir uma recaída.

Pneumonia pode ser um grave problema de saúde em cães e, portanto, não pode ser negligenciado. Ser dono de um cão, é sua a responsabilidade de cuidar da saúde “do seu amigo mais fiel ”. Seguindo os devidos cuidados, você pode manter o seu cão saudável, feliz e brincalhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!