janeiro 05, 2011

Chow Chow



Chow chow é uma raça de cachorro originada da Mongólia, levada pelos chineses na Invasão da Mongólia, na China,, é chamada de Songshi Quan (鬆獅犬 Pinyin: sōngshī quǎn), que significa literalmente "cão leão-empolado". A raça também é chamada de Tang Quan, "Cão da Dinastia Tang.



É um tipo único de cão, pensa-se que é uma das mais antigas raças conhecidas. A raça é originária da Mongólia e não da China, como muitos pensam. Na invasão da Mongólia pela China, os chineses se admiraram com essa raça e pegaram exemplares para levar para a China.




Trata-se de um cão ativo, compacto, bem estruturado, lombo curto, acima de tudo, bem proporcionado, de aspecto leonino, porte digno e orgulhoso; a cauda é, claramente, portada sobre o dorso.



Possui a língua de cor azul escuro,é um cão calmo, bom guardião, singular por seu andar curto e saltitante.

Embora seja um cão independente e fiel ele costuma manter distância das pessoa e dos outros animais.



Os olhos geralmente escuros ,amendoados,pequenos e bem delineados. Nos exemplares azuis e fulvos admite-se olhos da mesma cor do pêlo. 




As orelhas normalmente são pequenas, espessas, extremidades levemente arredondadas, eretas, rígidas e bem afastadas, inseridas acima dos olhos, voltadas para a frente, ligeiramente convergentes, o que lhe confere umaa expressão característica da raça de ar carrancudo. Apresenta a testa naturalmente enrugada (um pouco).




Possui dentes fortes e bem alinhados,maxilares fortes e uma articulação perfeita em tesoura, regular e completa, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se tocando aos inferiores em contato justo e inseridos ortogonalmente ao maxilar. A língua é de cor azul escura, assim como, os lábios e o palato. As gengivas são, preferencialmente, pretas.

O Chow Chow possui passada curta e saltitante (stilted/guindée). Os membros, anteriores e posteriores, deslocam-se em planos paralelos.




Quando o seu pelo é longo,se apresenta abundante, denso, reto e eriçado. A textura do pêlo é tosca e a do subpêlo é suave e lanosa. A pelagem é, particularmente, densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.




Quando curto,é abundante, denso e reto; menos eriçado que o longo; textura felpuda.

Podem apresentar pelo preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco.Freqüentemente com tonalidades, mas sem manchas ou de cores diversas. Sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é, freqüentemente, mais clara.



Não são muito altos; o macho vai de 48 a 56 cm e a fêmea,46 a 51 cm.


Gostou?! Quer um?!...rs...

bjs,soninha


3 comentários:

deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!