Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) revelou que a utilização do rabo pelas lagartixas pode ser uma questão de vida ou morte. Isto porque a cauda do réptil funciona como uma "quinta pata", servindo para escalar superfícies lisas e atenuar quedas de grandes alturas.
O estudo, publicado na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences", afirma que a descoberta pode ajudar engenheiros a desenvolver robôs capazes de escalar superfícies, no desenho de máquinas capazes de planar e até de naves espaciais.
Segundo afirma o autor do estudo, Robert Full, experimentos anteriores com lagartixas apontavam os dedos do réptil como a única ferramenta utilizada pelo animal para escalar superfícies verticais, como paredes.
"Quando colocamos as lagartixas em superfícies perfeitas, eles nunca derrapam e não usam seus rabos", afirma Full. "Mas quando as colocamos em locais escorregadios, nós descobrimos que seu rabo passa a ter uma função ativa, funcionando como uma quinta pata."
Com o auxílio de vídeos, os pesquisadores identificaram quando a lagartixa perde tração em uma pata e passa a utilizar seu rabo para prevenir retornar na superfície até que seus dedos sejam fixados novamente.
O tema não foi esgotado
pesquise +.
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!