Os agentes que causam gripes e resfriados em seres humanos não contaminam cães e vice-versa!
Porém, assim como nós, os cães estão sujeitos a contrair gripe, que é popularmente conhecida por “Tosse dos Canis”
.
Tecnicamente chamada de Traqueobronquite Infecciosa Canina, a Tosse dos Canis é uma doença do trato respiratório canino, altamente contagiosa, causada principalmente pelo Adenovírus Tipo II, pelo vírus da Parainfluenza e pela bactéria Bordetella bronchiseptica.
Bem diferente do que se observa em uma gripe humana, tosse seca e persistente (que pode ser inicialmente confundida com engasgos) é o principal - e muitas vezes único
- sintoma apresentado pelos animais afetados, podendo ser seguida de perda de apetite, apatia e perda de peso, acompanhados ou não de febre.
Os sintomas podem perdurar por até um mês, quando podem desaparecer (na maioria dos casos é uma doença auto- limitante) ou mesmo evoluirem para um quadro de pneumonia.
Não há idade ou predisposição racial: por meio do ar, do contato com secreções ou mesmo do contato direto com cães doentes, há o risco de infecção.
Felizmente, os Médicos Veterinários disponibilizam vacinas eficazes para aumentar a imunidade dos caezinhos contra esse fantasma dos dias frios e secos.
Fonte:
Cuide bem do seu bichinho...
Tenho que dizer a mami para vir ler esta postagem pois daqui pouco vem ai o frio e eu não me quero constipar!
ResponderExcluirTurrinhas da
Kika
Valiosas informações
ResponderExcluirNão sabia
Beijinhos de
Verena e Bichinhos