Veterinária alerta que cuidados devem ser redobrados com filhotes e animais idosos.
Tosse, febre alta, secreção nasal e ocular, falta de apetite e fraqueza são alguns dos muitos sintomas dessa doença, segundo Andrea Bonates, veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).
- A gripe canina é bem semelhante a gripe humana. Os cães têm os mesmos sintomas, mas o principal deles é a tosse forte, normalmente com catarro, chamada tosse rouca. A tosse tem essa característica porque a laringe e a traquéia do bicho ficam muito irritadas.
A veterinária explica que um conjunto de fatores previne a gripe em cães.
- O dono deve seguir o protocolo de vacinação, além de evitar que o animal durma em locais úmidos e frios, bem como evitar dar banhos frios no bicho de estimação. As vacinas intranasais são as que têm resposta mais efetiva como forma de prevenção.
Segundo Andrea, se não houve jeito e seu cachorrinho já está com gripe, alguns cuidados devem ser tomados para que ele se cure e não contamine outros animais.
- O tratamento é baseado nos sintomas que os animais estão apresentando. Pode-se entrar com antibióticos, antiinflamatórios, xarope fluidificantes que servem para eliminar a secreção, broncodilatadores e até a fluidoterapia (o animal é internado por algumas horas para tomar soro e glicose por via intravenosa). O cão que está com gripe deve ficar isolado enquanto estiver gripado para não passar transmitir a doença para outros cães.
A veterinária alerta que os cuidados devem ser redobrados com filhotes e cachorros idosos.
- Os filhotinhos e os animais muito idosos podem evoluir o quadro para uma pneumonia e morrer, por isso a atenção com eles deve ser redobrada.
Cuide do seu bichinho!
beijinhos e paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um carinho para os bichinhos...eles adoram!