James Cameron, o famoso cineasta por trás de clássicos como O Exterminador do Futuro, Aliens,Titanic e Avatar, e reconhecido ativista contra as mudanças climáticas, tem uma mensagem para a população: “Torne-se vegano para combater as alterações climáticas”.
Cameron, vegano há quatro anos, apresentou-se em uma cúpula sobre mudança climática em Los Angeles no início desta semana abordando o impacto dos sistemas alimentares e das dietas na mudança climática.
Em uma entrevista exclusiva à Fortune, Cameron explica: “O que ficou bem claro para nós quando nos reunimos com os especialistas que estão trabalhando em nutrição e energia, sustentabilidade e mudança climática é que não podemos realmente cumprir nossas metas de emissões se não interferirmos na pecuária, e isso é o que foi deixado fora da conversa.”
Esta mensagem é crucial, porque muitas pessoas que se preocupam com o meio ambiente ainda não têm ideia de que a criação de animais para alimentação é tão incrivelmente destrutiva.
Considere alguns desses fatos:
- Tornar-se vegano imediatamente corta suas emissões de CO2 pela metade
- São necessários 15 mil litros de água para produzir apenas 1 quilo de carne
- 80% das terras desmatadas na Amazônia são destinadas à criação de gado
- As fazendas industriais contaminam intensamente rios e águas subterrâneas
Enquanto as repercussões negativas da pecuária podem ser esmagadoras, a mensagem de Cameron é de esperança: “A mensagem ressoante é que você e seu planeta podem ser mais saudáveis com base em algo muito simples que você pode fazer hoje. E você também vai economizar dinheiro, porque adotar uma alimentação baseada em vegetais é visivelmente mais barato. É mais barato produzir plantas. Significa menos emissões de carbono, menos desperdício de água, menos gastos de dinheiro e uma vida melhor para você.”
Claro que a melhor das razões para abandonar produtos de origem animal é evitar o sofrimento e morte desnecessários dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário