Cinomose
Assim como a raiva, é uma doença infecto-contagiosa que determina um grave encefalite em cães, principalmente jovens. A diferença entre as duas doenças é que a cinomose não é transmissível a seres humanos.
Os animais mais susceptíveis são os jovens, a partir de 2 a 3 meses de idade, mas pode atingir animais adultos e mesmo idosos, embora mais raramente.
É causada por um vírus, transmitido de animal para animal através de secreções nasais e oculares de um doente e que contaminam o solo, objetos, alimentos, água ou pessoas.
Apresenta três fases diferentes, podendo se manifestar por corrimentos nasais e oculares, tosse, espirros, pneumonia, diarréia, vômitos e comprometimento neurológico.
A mortalidade entre os animais doentes é alta. Aqueles que se recuperam podem permanecer com seqüelas, principalmente secundárias ao comprometimento do sistema nervoso central.
A prevenção é feita com o uso de vacinas contra a cinomose, que devem ser administradas após avaliação médica veterinária para o estabelecimento dos esquemas indicados. Em geral, as vacinas comerciais contra cinomose são associadas às vacinas contra hepatite canina e leptospirose.
A evolução da cinomose pode ser confundida com a evolução da raiva e, para estabelecer com confiança o diagnóstico diferencial, sempre deve ser encaminhado material para exames de laboratório, a única forma de assegurar a causa da morte e o não comprometimento de seres humanos.
beijinhos...
2 comentários:
Olá, querida
Lindo post informativo!!!
O pior é quando a raiva não vem dos animaizinhos... rsrsrs...
Bjm de paz e alegria
Excelentes ensinamentos. A gente fica por dentro da situação. Muito útil, Sônia!
Abraços.
Postar um comentário