Algumas moscas picam os animais, pois se alimentam de sangue. A mais comum delas é a chamada "mosca dos estábulos" (Stomoxys calcitrans). Além de sugar o sangue, elas podem, como outras moscas, transmitir doenças como a Dirofilariose ou Leishmaniose e serem veiculadoras de ovos da mosca berneira .É comum ver cães com lesões nas orelhas causadas por picadas de moscas. Essas picadas são dolorosas, causando incômodo ao animal.
Os ferimentos se caracterizam por crostas negras de sangue coagulado nas pontas das orelhas e, algumas vezes, na face do cão. Incomodado, o cão tende a chacoalhar a cabeça com força, para se livrar das moscas. O bater de uma orelha na outra pode resultar em sangramento das pontas das orelhas, ou uma lesão chamada oto-hematoma (as orelhas do cão ficam muito inchadas pelo acúmulo de líquido sob a pele em decorrência do traumatismo constante).
É importante saber que as "moscas dos estábulos" colocam seus ovos nas fezes de animais, principalmente. Assim, para eliminar o parasita quebrando seu ciclo, um dos métodos empregados é recolher sempre as fezes dos animais.
O uso de medicamentos repelentes e cicatrizantes (unguentos, pomadas ou sprays) nas regiões mais afetadas pelas picadas, se faz necessário. Para isso, é necessário consultar o veterinário sobre o que usar em cada caso.
** Repelentes a base de citronela no corpo todo ou nas pontas de orelha e no ambiente ajuda muito. Existem umas pastas com repelentes naturais que se passado nas pontas de orelha afastam esses vetores. O uso de coleiras especiais que tem ação repelente também tem indicação
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
Cuide bem do seu bichinho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário