Dayko, um cachorro do departamento de bombeiros da cidade de Ibarra Fogo, ao norte do Equador, morreu no inicio desse fim de semana após trabalhar exaustivamente buscando e salvando vítimas do terremoto de 7,8 graus que atingiu o país vizinho, Chile. A unidade a qual Dayko fazia parte salvou sete pessoas graças aos esforços do animal.
O corpo de bombeiros de Ibarra publicou uma nota oficial na página da corporação no Facebook informando que o cão faleceu devido à fadiga extrema e desidratação que ocasionaram uma parada cardíaca. O comunicado afirma também que Dayko sofreu uma série de ferimentos durante a remoção dos escombros em busca de sobreviventes.
Segundo o comandante da unidade, Jorge Ortega, Dayko era um cão jovem e muito treinado. “Dayko era um cão da raça labrador e tinha quatro anos de idade. Ele fazia parte da corporação há cerca de três anos e já obteve diversas certificações, nacionais e internacionais”, afirma.
Para a maior parte do corpo de bombeiros, a morte de Dayko foi um verdadeiro golpe, principalmente para seu companheiro e guia, Alex Yela. “Quando Dayko chegou, todos se encantaram com seu olhar terno e comportamento muito dócil e amigável, que o permitiu participar de vários treinamentos e conseguir certificações superiores”, lembra.
Dayko foi sepultado na propriedade do corpo de bombeiros e recebeu homenagens de seus companheiros humanos e caninos.
Nota da Redação: É lamentável que um animal seja explorado até à morte sem direito a descanso, água e alimentação. Há tecnologia suficiente para substituir a presença de animais em atividades como as descritas acima. Os animais não são objetos inanimados para serem usados exaustivamente para atender desejos humanos. A morte de Dayko poderia ter sido evitada com um pouco de consciência, compaixão e empatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário