Depois de “expulsar” uma cadela de um galpão de uma chácara de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, uma galinha adotou dois cachorrinhos. Há dias a ave cuida dos filhotinhos e não deixa ninguém se aproximar. Os animais são criados debaixo da asa da mãe zelosa e protetora.
Lucinei, primo do dono da chácara, não acreditou quando ouviu falar dessa história. Foi conferir, tentou chegar perto, mas galinha deu uma bicada nele. “Isso aqui é coisa de louco! Acho que no Brasil não existe uma coisa dessas. Realmente acho que ela adotou os cachorrinhos”, diz animado Lucinei Vorpaga.
A galinha estava chocando oito ovos em um pneu dentro de um galpão. Poucos dias antes de os pintinhos nascerem, a cadela deu cria exatamente no mesmo lugar. Foi então que aconteceu a troca. A galinha abandonou os ovos e veio cuidar dos filhos. Tocou a mãe deles do espaço e dominou o território.
A mãe dos filhotes passa o dia embaixo da casa do agricultor Altamir Rogério Zawislak. Só consegue se aproximar dos filhotes à noite. A cadela teve quatro cachorrinhos e conseguiu resgatar dois enquanto a galinha dormia.
“Ela estava amamentando durante a noite, enquanto a galinha dormia, porque durante o dia não tem como. A choca não deixa ela chegar perto”, diz Altamir. “Se a mãe chegar perto, a galinha atropela a cadela. Agora eu não sei quem vai vencer, porque tem dois cachorrinhos com a mãe verdadeira e outros dois com a mãe postiça”, se diverte.
Os ovos foram levados por Altamir até outra galinha, para que fossem chocados. A maior parte dos pintinhos sobreviveu e ganhou uma nova mãe.
Quanto ao futuro da família nada tradicional é difícil dizer. O agricultor ainda está analisando como vai lidar com essa situação. “Vai ter que fazer um canil com as placas: Cuidado cachorro e outra cuidado galinha”, brinca Lucinei Vorpaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário