A primeira Campanha de Saúde Bucal Pet, acontece em Santos, no litoral de São Paulo, e tem o objetivo de alertar os tutores dos animais sobre as doenças que podem começar na boca e se agravar com o tempo.
A falta de cuidados com os dentes dos animais, pode acarretar em vários problemas sérios no futuro e que podem até levar à morte. Segundo informações da Assossiação Brasileira de Odontologia Veterinária (Adov), a doença periondontal atinge mais de 85% dos animais de diferentes raças e tamanhos.
Para a veterinária Antonella Chiaratti, a limpeza dos dentes dos animais é fundamental e ela ensina que a escovação deve começar nos primeiros meses de vida do animal. “O dono pode começar aos poucos, primeiramente com o dedo ou uma gaze, para que ele se acostume com o gosto da pasta. Sempre com muita paciência e amor, para que o pet sinta que a hora da escovação é um momento natural e agradável. Nada deve ser feito à força”, explica a médica veterinária.
A tutora da cachorrinha Leka, da raça poodle, reconhece a importância dos cuidados com a saúde do animal, Roberta Alves Merguizo, tem a cachorra há 13 anos e sempre cuidou da saúde do animal. Mas foi em uma consulta de rotina que ela foi diagnosticada com placas de tártaro e mau hálito, então o veterinário recomendou que Leka fosse levada ao Odotonlogista.
Roberta comenta que uma ano antes Leka já havia feito uma limpeza nos dentes, mas com um veterinário sem especialização na área e de outra cidade. Após a limpeza de tártaro, Leka teve muitos de seus dentes comprometidos pois a limpeza que tinha feito há um ano segundo a sua tutora, não adiantou de nada.
A cachorra acabou perdendo muitos dentes mas para Roberta não deixou de tratar de seu animal.
“Após a limpeza ela ganhou outra dinâmica de vida, está mais brincalhona, mais animada”.
A campanha acontece no Centro Médico Veterinário, Vitale, até quinta-feira (30) e as avaliações podem ser feitas das 11h às 17h após agendamento
**A campanha termina mas os veterinários continuarão a postos cuidando da saúde dos animais!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário