Ficar o dia inteiro sozinho pode gerar problemas psicológicos em cães
Cães estão de tornando mais e mais urbanos. Com isso, muitas vezes convivem com seus donos em pequenos espaços como apartamentos. Embora ele se mostre aparentemente bem adaptado ao ambiente, muitos cachorros sofrem com a falta de liberdade. Por isso perguntamos ao veterinário e Vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), Marco Antônio Gioso: animais criados em apartamento exigem algum cuidado extra além das saídas constantes?
“ASSIM como qualquer animal, os de apartamento devem ser levados com freqüência ao veterinário, receber as vacinações em dia, tomar banhos (que podem ser semanais ou mensais, dependendo da raça e do tipo de pêlo). Os donos devem prestar atenção no comportamento dos bichinhos, pois os cães sofrem de problemas psicológicos, como sentir falta da companhia dos donos que passam o dia fora. Muitos destroem objetos e bagunçam a casa porque estão se sentindo sozinhos.”
Miniature Schnauzer
Quem mora em apartamento também pode optar por raças que lidam melhor com a solidão e espaços pequenos, como Lhasa Apso e Mini Schnauzer, por exemplo.
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário