Originário da Alemanha, a diversidade marca o Boxer desde o seu aparecimento.
Ele descende de cães usados na captura de animais de grande porte como cervos, ursos e bisões denominados pelos alemães de beissers (mordedores) que eram proganatas, ou seja, tinham a arcada dentária inferior mais para a frente do que a superior.
A primeira vez que se exibiu um Boxer em uma exposição foi em 1895, na Alemanha.
Boxer é uma raça de presença estável e constante. Isso se deve, em grande parte, às suas melhores qualidades de guardião e principalmente, pela enorme paciência que demonstra ter com as crianças da casa, qualidade esta que o qualifica como excelente e fiel babá.
É um cão que, mesmo no decorrer das brincadeiras está sempre atento a qualquer possível ameaça aos seus "pequenos donos".
boxer alemão
Tem excelente caráter e mesmo adulto adora brincadeiras, o que lhe credita ainda mais pontos junto às crianças e, claro, junto aos pais delas. É extremamente sociável (desde que esteja acompanhado por pessoas da família) e bastante inteligente.
Segundo a classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Boxer figura no 48º lugar na classificação de inteligência para obediência e trabalho.
Existem basicamente dois tipos distintos desenvolvidos para a raça: o boxer de linhagem tradicionalmente alemã, mais encorpado e robusto; e o de linhagem americana, mais leve e ágil.
Para quem busca um cão de guarda, é essencial a busca por uma linhagem tradicional na função, uma vez que com o desenvolvimento da raça algumas linhagens têm se mostrado pouco afeitas à função de guarda.
boxer americano
Sua energia e vigor fazem com que seja indicado para quem tenha um bom espaço externo para que o cão possa, de fato, se exercitar. Além disso, é altamente recomendado que o proprietário possa proporcionar-lhe exercícios extras, como caminhadas e corridas.
Por seu físico bem delineado e força, é extremamente recomendado para quem procura um companheiro para os esportes, especialmente porque o Boxer é um cão extremamente dedicado ao seu dono.
O Filhote
Como todo filhote, são brincalhões mas exigem do dono uma postura forte, uma vez que o Boxer precisa ter bem claro quem é o líder da casa.
quem é o líder da casa. Por seu tamanho e força, é aconselhável que os cães passem pelo adestramento de obediência, uma vez que suas brincadeiras e jogos podem, facilmente, derrubar seus donos.
A idade ideal para o início do treinamento é entre 5 e 6 meses. Já o adestramento para ataque é questionado por muitos criadores.
Com o objetivo de evitar problemas de temperamento futuros, como a agressividade excessiva, deve-se socializar o filhote, permitindo que estabeleça contatos com as visitas e com outros cães. A raça normalmente na fase adulta não costuma aceitar muito bem o convívio com outros cães especialmente do mesmo sexo.
O Boxer usualmente vive até 10 anos de idade e nesta fase tem tendência a desenvolver sintomas de reumatismo.
observem o olhar da mãe (cadela)
fonte:Cão Esperto
abraços,
Nenhum comentário:
Postar um comentário