Ana Paula Oliveira brinca com Théo na Ponta da Praia
Théo tem seis meses e ao menos uma vez por semana é conduzido pelos tutores até a Ponta da Praia para um momento de exercícios e lazer. No pedacinho de mar do lado direito do Deck do Pescador, o golden retriever passa quase uma hora nadando e brincando de buscar objetos arremessados.
“Ele gasta energia como se fosse uma criança, volta pra casa e fica relaxado. Além disso, a brincadeira com ele promove a união entre mim, minha filha e meu marido”, explica a técnica em enfermagem Ana Paula Oliveira, tutora do cão.
Reduto da canoagem, o local também abriu os braços aos caninos. “Outros tutores fazem o mesmo com seus cães e por isso me senti acolhida ali”.
O uso do local por cachorros motivou a apresentação de um requerimento na Câmara de Santos. O vereador Ademir Pestana (PSDB) sugere que a Prefeitura regulamente a prática de atividade física de cães naquele trecho.
“Para a Cidade, é interessante que as pessoas tenham um lugar para trazer seus cachorros. Conheço algumas pessoas que tratam cães como se fossem o próprio filho”, alega.
O tucano diz ter consultado um infectologista antes de elaborar o documento. Garante não haver risco de contaminação, pois naquele trecho não há areia.
Opinião
Apesar de apoiar a prática de atividade física para os cães, a veterinária do Centro Médico Veterinário Vitale, Antonela Chiaratti, se preocupa com a repercussão de uma eventual regulamentação. Porém, não é por questão de saúde.
“Sei que quem frequenta aquela área são pessoas extremamente cuidadosas. Mas temo que vire um ponto de abandono de animais”.
Segundo Antonela, quem leva cães para nadar no mar precisa se certificar de que o animal não está engolindo água. E, após a brincadeira, deve tomar banho com xampu.
O contato com a água do mar não é recomendado para caninos com doenças de pele. Os tutores jamais devem se esquecer de recolher imediatamente as fezes do cachorro, para que não contaminem o solo.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que vai avaliar a proposta com a Secretaria de Meio Ambiente assim que for oficializada pela Câmara Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário