Além de atividade física, o passeio dá ao cão a possibilidade de desenvolver diversas funções cognitivas e sensoriais através do ato de cheirar árvores, postes, outros animais e pessoas, aumentando assim seu repertório de conhecimento do mundo e favorecendo a socialização do peludo.
Os outros sentidos do cão, como audição, visão e tato também são enriquecidos e passear com o seu tutor fortalece o vinculo e a comunicação entre eles. Nada mais gostoso que um domingo de sol e um belo passeio!!!
Para que tudo dê certo nessa aventura, alguns cuidados são necessários como, por exemplo, coleira e guia apropriadas ao tamanho e formato do corpo e que sejam seguras, além de anti-parasitários em dia!!!
No verão, o mais importante é evitar saídas quando está muito quente e com o sol a pino. Cães sentem mais calor que humanos, não usam tênis para proteger as patas e transpiram apenas pela língua. Isso significa que em horários em que o sol está mais alto, o passeio deixa de ser prazeroso e torna-se uma verdadeira tortura para o cachorro. Portanto, em dias muito quentes, o ideal é passear bem cedo ou no inicio da noite, quando o calor é menor e o chão está fresco, assim ele poderá aproveitar tudo o que o passeio tem a oferecer de bom!!!"
*Annelisa Faccin*
Consultora Comportamental
http://www.morumbidaycare.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário