A páscoa está próxima e nesta data a coisa mais comum são pessoas comprarem e ganharem muito chocolate. Às vezes até mesmo sabendo dos riscos, muitos tutores de animais costumam dividir tudo o que comem com os seus peludos e, durante a data comemorativa, fazem isso com o ovo de páscoa também. Agora, o que poucos sabem é que essa atitude pode matar o animalzinho de estimação.
Claro que para chegar ao ponto de levar o animal a óbito, a quantidade consumida precisa ser muito grande. Porém, com pouquíssimas gramas, o pet já pode apresentar sinais de intoxicação. O dono pode evitar que isso aconteça com facilidade. Além de não oferecer chocolate aos animais, eles precisam ter cuidado e não deixar ovos de páscoa ao alcance dos peludos. Pode acontecer dos bichinhos os encontrarem e comerem uma grande quantidade, o que é muito perigoso.
O problema do chocolate é que ele tem uma substância chamada teobromina. Ela vem do cacau, que é usado para produção dessa gostosura. A quantidade varia muito de acordo com a marca. O chocolate branco tem um menor teor de teobromina, quando comparado ao chocolate ao leite. Quanto maior a concentração de cacau no produto, maior a quantidade da substância e mais arriscado para os animais ele é.
Alguns chocolates chegam a ter 15 a 20 mg de teobromina por grama do produto e, de acordo com resultados de pesquisas, a dose letal varia entre 100 e 500 miligramas de teobromina por quilo de peso do animal. Cerca de 20g de chocolate consumido por um animal de 2 a 4 kg, já pode apresentar sinais de intoxicação como vômito e diarreia. Em casos mais graves, o cão ou o gato podem apresentar sintomas neurológicos como excitabilidade, dificuldade de coordenação motora e até convulsões.
Caso o pet coma chocolate acidentalmente, é necessário levá-lo ao médico veterinário o quanto antes, para começar o tratamento de desintoxicação. Quando atendido logo, aumentam as chances de recuperação sem maiores danos.
Quando o dono quiser dar algo para o seu melhor amigo se deliciar na páscoa, deve optar pelos petiscos feitos especialmente para eles. Há diversos que são adequados cada um a uma espécie diferente, porém os petiscos nunca devem substituir uma refeição. Com esses cuidados a saúde do seu cão na páscoa ficará garantida.
Um comentário:
Querida Soninha
Chocolate e "Bichinhos" não combina mesmo
Gostei muito da sua postagem
Ficamos felizes com a sua visitinha, viu?
Desejamos uma semana bem coloridinha
Beijinhos afetuosos de
Verena e Bichinhos
Postar um comentário